16 de julho de 2024
MÚSICA REGIONAL

Banda 'Céu de Lamparina' inicia turnê no Vale com show em S. José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Integrantes da banda 'Céu de Lamparina'

A banda Céu de Lamparina, de São Luiz do Paraitinga, dá início à sua turnê “Festa do Interior” em São José dos Campos, no próximo sábado (18), às 17h, na 22ª edição da Festa do Mineiro, no Parque da Cidade.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O projeto conta com financiamento pela Lei Paulo Gustavo e irá circular por dez cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, prestando homenagem às festividades que caracterizam o ritmo das cidades do interior de São Paulo.

"Festa do Interior" reforça a memória afetiva regional, trazendo à tona a rica tapeçaria musical do Vale. Durante a turnê, o público poderá desfrutar de um setlist com 17 músicas.

O show inclui canções representativas da música regional do Vale, extraídas do rico repertório presente em suas mais diversas manifestações culturais, incluindo o tradicional Festival ‘Chipulpul’ de Música Junina de São Luiz do Paraitinga, evidenciando compositores das antigas e novas gerações da cidade e região.

A banda é composta por Archanjo dos Santos (bateria), Fábio Gomes (percussão), João Gaspar (Guitarra), Léo Couto (Cordas e Arranjos), Mara Rúbia (Voz e Percussão), Netto Campos (Voz e Sintetizador), Patrícia Guimarães (Voz e Violão), Rafael Cabello (Sanfona) e Thar (Voz e Contrabaixo).

O grupo engloba uma grande diversidade de gêneros musicais ligados à identidade cultural brasileira, como o samba rural, o calango, o xote, o baião, o coco, a ciranda, o arrasta-pé, a guarânia, entre muitos outros.

Essa abordagem livre e criativa combina sintetizadores e guitarras de maneira harmoniosa com a viola caipira e a sanfona, resultando em uma sonoridade contemporânea para o trabalho.

O projeto da banda busca ampliar seu repertório para um público mais diversificado, contando com medidas de acessibilidade, incluindo intérprete de Libras, além de acessibilidade atitudinal nos locais das apresentações.