17 de outubro de 2024
REVOLUÇÃO DIGITAL

OVALE lança redesenho gráfico e editorial nas redes sociais

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Novo layout mantém a tradição de OVALE, referência gráfica e editorial, e incorpora novos elementos

"Para mim, não há nada mais importante no futuro que o desenho. É a alma de tudo o que é criado pelo homem". Criador da Apple e gênio do renascentismo digital, Steve Jobs (1955-2011) tinha no desenho a bússola para inventar o futuro, refundar o mundo. Para promover uma revolução.

Em OVALE, referência editorial e gráfica na imprensa regional brasileira, a revolução digital mira o conteúdo jornalístico e também a forma, pelo desenho, pela criação do novo jeito de contar histórias, estabelecendo um vínculo cada vez mais próximo à sua excelência, o leitor. Por isso, OVALE lança nesta segunda-feira (13) o novo projeto gráfico de suas redes sociais, líderes de alcance e engajamento na RMVale.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Com mais de 400 mil seguidores, OVALE tem nas redes sociais um canal de conexão rápida, dinâmica e direta com variados perfis de leitor, intensificando a produção de conteúdo multifacetado, como vídeos, stories e colunistas, triplicando  a aposta na informação de qualidade, no livre debate de ideiais e consolidando-se como palco de discussões sobre o que é notícia na região, atraindo mais 600 mil interações diárias.

E essa catedral jornalística tem a partir de hoje uma nova arquitetura, que preserva a tradição e o refino do projeto gráfico de OVALE, desenvolvido sob medida por Cases i Associats, considerado a Ferrari dos escritórios de design, com sede em Barcelona e escritórios em Miami e Buenos Aires, e avança em direção ao futuro, modernizando-se ao incorporar novos elementos digitais.

Iniciado após a migração do jornal para as plataformas online, convertendo-se em um veículo 100% digital, o novo projeto gráfico foi desenhado ao longo dos últimos dois meses, em trabalho que envolveu a direção e a redação de OVALE, com apoio do designer gráfico Yan Laurindo, alinhado ao que há de mais disruptivo neste mercado, em que a única constante é a mudança.

No novo projeto gráfico, o leitor ganha novos desenhos para postagens no feed, stories e reels, que alcançam milhões de visualizações.

A revolução começa pelo logo de OVALE, que ganha uma nova e sofisticada versão, com a incorporação do desenho de um pégasus, cavalo alado que com suas asas simboliza a independência do jornal, seu espírito inexpugnável, indomável.

Se OVALE tem em seu DNA o exercício de um jornalismo livre, independente, crítico, plural e apartidário, a pedra angular desta catedral, à luz da verdade, é a palavra. E não qualquer palavra: a impressão digital de OVALE é a palavra que  é escrita com a fonte Moderno FB Regular, desenvolvida exclusivamente para o jornal, por Cases, que agora está presente também em suas redes sociais.

Além dela, usada para as manchetes de OVALE, o novo projeto gráfico lança mão de outras fontes que compõem a impressão digital do jornal, como a Moderno FB Light, a Ampliturde Wide Bold e a Amplitude Wide Medium.

Os vídeos ganham ainda mais protagonismo, com novos templates, e exibição em 'tela cheia', aproximando a imagem do leitor. O mesmo acontece com os stories, que ganham uma nova roupagem, padronizada e com a marca de OVALE.

Tecido com esmero, confeccionado pelas mãos de habilidosos artesãos digitais, o novo redesenho gráfico e editorial de OVALE é um novo e importante passo da revolução digital feita pelo jornal, que em dois meses resultou em um aumento de mais de 50% na audiência do site e redes sociais, entre fevereiro e abril. A meta é ampliar a conexão entre OVALE 100% digital e o leitor.

"A transformação não se resume ao novo layout, que melhora a experiência do leitor, ela é também vital para a democratização do acesso à informação, princípio basilar da democracia. Com 18 milhões de impressões por mês, em média, apenas  no Instagram, OVALE é hoje um veículo multifacetado, adaptado aos diferentes formatos de público, que aposta no conceito transmidiático, com redes sociais e outras plataformas complementando o conteúdo publicado em seu site, onde há uma profundidade maior, com reportagens completas, mais análise e opinião", disse o editor-chefe de OVALE, Guilhermo Codazzi.