26 de dezembro de 2025
EMOÇÃO

Cabeleireiro de São José homenageia mulheres que superam desafios

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Divulgação/Davi Trindade
Mulheres foram homenageadas por Edson Rodolfo

Qual é a principal superação da sua vida? Para o cabeleireiro Edson Rodolfo, de São José dos Campos, a resposta é a chave para a vitória feminina. Profissional no ramo de beleza há mais de 25 anos, Edson reuniu 25 mulheres clientes em uma festa para celebrar a conquista de vida de cada uma. Elas venceram adversidades, doenças e batalharam para conquistar um lugar no mundo. “Todas elas são amigas verdadeiras, que conheço do meu trabalho. São clientes que desafiaram todos os percalços da vida e hoje têm motivos para sorrir”, disse Edson.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

O evento aconteceu no próprio espaço que o cabeleireiro mantém no Jardim Satélite. Lá, passam todos os dias as guerreiras que foram coroadas. De clientes, se tornaram amigas e confidentes. “Cada uma é forte do seu estilo. Elas tiveram, em determinado momento da vida, um trauma, e precisaram ser fortes para superar. Doença, câncer, algumas mães solos, outras com filhos especiais. Elas lutam, trabalham e superam”, comenta o cabeleireiro, que recebeu todas, com a esposa, a depiladora Ângela Maria, sua companheira de trabalho.

As histórias dessas mulheres se fundiram na noite da festa. Trocaram carinhos e experiências. O mesmo carinho que Edson destina a cada uma nos momentos de atendimento com sua equipe no salão. “No salão a gente conversa muito, e acabou criando um vínculo com elas. Eu sei das suas dores, elas das minhas, e vamos trocando essas experiências”, disse,

O sorriso fácil e o bate-papo mantiveram a noite. Silvia Bitencourt é cliente de Edson há 16 anos. “Ele faz meu cabelo uma vez, duas vezes por mês, é sagrado. E a gente se tornou amigos, ele sabe tudo da minha vida. Fases alegres, fases tristes, todas. Ele acompanhou tudo que aconteceu. Todos os recomeços, e foram muitos”, disse a amiga e cliente.

Marilda Guedes, que se intitula primeira mulher trans de Jacareí, foi escolhida para falar de sua história de superação. “Eu passei por tanta coisa. Principalmente nos anos 80, em que tudo era muito mais difícil. E venci como mulher”, disse. Marilda declamou poemas e citou a atriz Bruna Lombardi. “Ela (a mulher) envelhece e esconde uma menina que permanece onde ela está agora. O homem que descobre uma mulher será sempre o primeiro a ver a aurora”, narrou, e foi aplaudida pelo grupo.

As homenageadas receberam presentes especialmente criados por elas. Uma caixa com relógio, pulseira, colar foi dada a elas. Cada objeto teve um significado. “Fiquei muito feliz em ser lembrada pelo Edson, que é além de um grande profissional, um grande amigo”, disse Jossiara Trindade, dono buffet Q’Sonho, que organizou o evento.

“Pretendo continuar alegrando essas mulheres, sendo amigo, parceiro e proporcionando e retribuindo um pouco do que elas, todas elas, fizeram e fazer por mim”, disse Edson.

“Eu saí com o sentimento que fui querida, fui valorizada como mulher. Sai muito feliz, leve”, disse Silvia.