27 de julho de 2024
MERCADO DE AVIAÇÃO

Não há plano de um novo jato de grande porte, diz CEO da Embraer

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Embraer
Embraer prioriza a produção e venda da família de jatos E2

O CEO e presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, negou que a companhia esteja desenvolvendo novos aviões comerciais de grande porte.

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Segundo ele, a Embraer prioriza a comercialização de jatos comerciais da família E2 ao invés de investir no desenvolvimento de novas aeronaves grandes.

“Entendemos toda a animação recente e isso enfatiza o nível de confiança na nossa empresa, graças a excelência em engenharia. Sempre avaliamos possíveis opções no nosso setor, mas estamos na época de colheita e nos concentrando em vender e entregar a nossa carteira atual de produtos, que é muito competitiva”, afirmou Gomes Neto.

“Não temos nenhum plano concreto de desenvolver e lançar uma aeronave nova de grande porte nesse momento”, disse o CEO, que participou de apresentação dos resultados financeiros da Embraer nesta terça-feira (7), por audioconferência.

A declaração foi uma reação a informações veiculadas na imprensa internacional de que a fabricante estaria estudando desenvolver um modelo de avião comercial de longo curso, para concorrer diretamente com as gigantes Boeing e Airbus.

Gomes Neto confirmou que a Embraer discute atualmente com clientes em várias partes do mundo a venda de mais de 200 aeronaves comerciais, executivas e de defesa.

“Temos campanhas em todas as regiões do mundo, mais de 200 vendas em potencial. É uma combinação de diferentes fatores. Os [jatos] E2 são solução perfeita para complementar as operações de aeronaves de fuselagem estreita. Estamos muito otimistas com as vendas em potencial das aeronaves E2 em 2024.”

PROJETOS

A Embraer suspendeu o desenvolvimento de uma aeronave batizada de Turboélice de Nova Geração (TPNG, na sigla em inglês). O avião segue na prancheta e não deve entrar em operação antes de 2027. A nova aeronave deve ter duas variações, com capacidade para 74 e 90 passageiros cada.

Trata-se de projeto estratégico para a Embraer competir num mercado em que seus jatos não são tão eficientes: o de rotas curtas. A fabricante é líder no segmento até 150 assentos, cujos aviões são especialmente usados em roteiros regionais.

A Embrear revelou há dois anos os novos conceitos das aeronaves Energia, família de jatos para levar a indústria da aviação a zero carbono até 2050.

Há estudo de quatro novos conceitos de aeronaves movidas a novas tecnologias e energias renováveis, em projetos de 19 a 30 lugares para a propulsão elétrica híbrida e elétrica a hidrogênio.