24 de dezembro de 2025
POLÊMICA ANIMAL

VÍDEO: Em live anterior, gatinho Théo invadiu gravação e recebeu carinho de Anderson

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução
Anderson ao lado do gato Théo durante a live de 29 de fevereiro

Pivôs de polêmica nas redes sociais, os gatos já tinham dado o ar da graça em uma live anterior do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), realizada em 29 de fevereiro. Na ocasião, os felinos 'invadiram' a gravação, recebendo afagos e carinho do chefe do Poder Executivo. Atualmente, Anderson foi acusado pela oposição de mandar um funcionário "chutar o gato" durante a live da última quinta-feira (25). O prefeito, por meio de uma foto ao lado de seus sete felinos, negou e chamou a denúncia de "fake news" em ano eleitoral.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Na live do dia 29 de fevereiro, o cinegrafista mostra um gato brincando próximo ao teto do apartamento e outro na mesa, perto do prefeito, que faz carinho no bichano e brinca com a 'intromissão' do pet. "Ó o outro aqui, olha a situação... e aí, Théo, tudo bem? Até o Théo vai participar, isso que dá, fazer em casa tem essas figuras aqui. Tem um aqui, tem outro pulando, outro dormindo ali", afirma Anderson na live.

Anderson e a família têm sete gatos. Na última sexta-feira, a primeira-dama, Sheila Thomaz aterrisou em Dublin, na Irlanda, levando o cachorrinho Max para auxiliar a recuperação de João Henrique Thomaz Ferreira, 23 anos, filho do casal que se recupera após ter perdido a perna em um acidente de trânsito ocorrido em 2023. De acordo com a mãe, logo após o acidente, ao acordar do coma, a primeira palavra que João escreveu em um quadro foi 'Max'.

Alguns dos animais da casa foram resgatados das ruas. A família afirma amar os animais. O primeiro foi o Max, que é cachorro do João. A gata mais velha é a Nina, adotada pela primeira-dama quando trabalhava em Taubaté. Depois, chegou o Théo, presente de uma amiga para a filha de Anderson. Na sequência, foi a Lilli. A Ravena foi encontrada na rua, após ter sido atropelada, e foi adotada pela primeira-dama. Catarina e Frederico foram adotados por Sheila depois da segunda edição do 'Cãominhada Amigo Pet'. Para finalizar, após o acidente de João, a avó mudou-se para a casa da família e levou o gato Tico, que foi resgatado das ruas de Caraguatatuba.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por OVALE (@jornalovale)

 

POLÊMICA.

O "bicho pegou" nas redes sociais e agitou a política de São José no início da semana. Adversários políticos do prefeito acusaram o chefe do Executivo de ter mandado um assessor "chutar o gato" em uma live transmitida de sua casa na última quinta-feira (25). Ongs de defesa animal repostaram o vídeo. Anderson respondeu por meio de uma foto, ao lado de sete gatos, e chamou a acusação de "fake news". De acordo com aliados do prefeito, ele disse "não chuta o gato", ao contrário de "chuta o gato", como afirmam integrantes da oposição.

Fato é que o caso movimentou as redes sociais. Como se diz na gíria, o "bicho pegou". A polêmica teve origem na live gravada na noite da última quinta-feira, diretamente da casa do prefeito, quando foi possível ouvir um miado no início da transmissão. Anderson, de acordo com a oposição, teria dito então: "chuta o gato". Aliados dizem que, na verdade, ele disse "não chuta o gato".

CRÍTICAS.

O vídeo, neste último domingo, foi postado por políticos que fazem oposição ao governo, como, por exemplo, Jéssica Marques, do PSOL. "É sério isso, gente? O prefeito Anderson Farias (PSD), em live, disse "chuta o gato"? Realmente inacreditável uma bizarrice dessas", postou a pessolista. Recortes da live do prefeito foram compartilhadas por Ongs de defesa animal, como o Adota Pet, de São José.

O deputado estadual Rafael Saraiva (União/SP), afirmou que "vai tomar medidas cabíveis". "Tive conhecimento do vídeo por protetores animais da cidade. É um absurdo, um gestor público, que deveria desenvolver políticas públicas para causa, inclusive, ter atitudes como essa. Não se trata de ano eleitoral ou fakenews, está gravado, ele mandou chutar o gato. Estamos estudando quais medidas cabíveis iremos tomar. Só quem vive essa realidade, de maus tratos a animais, sabe o quão é grave o que ele disse", disse o deputado.

RESPOSTA.

Após ter sido acusado pela oposição de mandar "chutar o gato" durante uma live, o prefeito afirmou que a denúncia é uma "fake news" que surge em um ano eleitoral. Em post no Instagram, feita na noite de domingo, o chefe do Poder Executivo aparece em sua casa rodeado por sete felinos.

"Domingo, vitória do meu Coringão por 3x0… os gatos e eu 'preocupados' com as fake news que andam espalhando por aí. Afinal é ano eleitoral, né?! E você, quantos pets tem em casa?", escreveu o prefeito na legenda.