Um portal afiliado à rede
19 de maio de 2024

CARDÁPIO

Mãe reclama da merenda escolar de filho que tem restrição alimentar

Secretaria de Educação diz que segue rigorosamente normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Por N. Fradique
da Redação

24/04/2024 - Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Todos os cardápios são elaborados por nutricionistas de acordo com a necessidade dos alunos, diz Secretaria de Educação de Franca

A mãe de um aluno da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Etelgina Viveiros, no bairro Júlio D’Elia, em Franca, reclama que a escola não vem ajustando o cardápio de seu filho, que tem restrição alimentar.

Vanda Márcia Ferreira Carrijo, mãe do aluno, de 5 anos, relata que seu filho é intolerante à lactose e não conta com variação de alimentos no cardápio. “Todo mês eu peço o cardápio da escola para ver o que será servido. Para minha surpresa, o cardápio que veio da Secretaria da Educação só tem cenoura todos os dias, o mês inteiro de abril”.

A mãe disse também que já apresentou o laudo médico à unidade escolar explicando a situação de seu filho, mas não vem sendo atendida. “Não estão substituindo os alimentos dele que contêm leite. Eles deixam o menino sem merenda. Meu filho não está tendo a alimentação de acordo com o problema dele, por irresponsabilidade da escola”, disse Vanda Márcia, acrescentando: “Eu acho um absurdo servir apenas um tipo de legume e servir no café da manhã, ao invés de colocar uma fruta, só rosquinha e suco industrializado”.

Secretaria de Educação responde
A Secretaria de Educação de Franca informou, nesta quarta-feira, 24, que segue rigorosamente as normativas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). As merendeiras recebem treinamentos e visitas técnicas das nutricionistas e técnicos da Seção de Merenda, que acompanham o preparo dos alimentos. Todos os cardápios são elaborados por nutricionistas de acordo com a necessidade dos alunos, com alimentos específicos para estudantes com restrição alimentar.