Um portal afiliado à rede
18 de maio de 2024

NOVO BAIRRO DE SJC

Terreno das Vaquinhas: prefeitura analisa projetos de paisagismo, sinalização e asfalto

Depois da fase de análise municipal, a prefeitura poderá conceder o decreto de aprovação final e o empreendimento terá que realizar o registro, podendo ser lançado ao mercado

Por Xandu Alves
São José dos Campos

24/04/2024 - Tempo de leitura: 3 min

Reprodução

Vista aérea do Terreno das Vaquinhas

O novo bairro que será construído no ‘Terreno das Vaquinhas’, no Jardim Aquarius, na região oeste de São José dos Campos, tem atualmente os projetos de paisagismo, sinalização viária e de pavimentação da estrutura e do asfalto sendo analisados pelo corpo técnico da Prefeitura de São José dos Campos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Depois dessa fase, a administração poderá conceder o decreto de aprovação final e o empreendimento terá que realizar o registro de imóveis. Não há prazo estimado para o término dessas tramitações obrigatórias. Somente depois delas é que o novo bairro será lançado ao mercado.

Das três etapas necessárias para a aprovação final, o novo bairro passou por duas. Obteve a pré-aprovação da Prefeitura de São José em dezembro de 2022 e a do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, neste ano.

O empreendimento retornou à Prefeitura de São José para as aprovações finais, que incluem a infraestrutura viária, de pavimentação e o desenho do novo bairro.

NOVO BAIRRO

O novo bairro terá entrada na altura da avenida Salmão e saída próximo à Arena Municipal, na Via Oeste. O local poderá ter até 50 prédios e abrigar mais de 22 mil pessoas.

Serão basicamente três tipos de construção: casas de até dois pavimentos, prédios menores (até cinco andares) e prédios maiores (segundo a lei de São José, podendo chegar a 42 andares).

O projeto tem como referência uma praça de 42,7 mil m² -- atualmente, a maior praça de São José, a Ulisses Guimarães, também no Aquarius, tem 38 mil m².

Ao entorno desta futura praça haverá lotes que fazem frente para o condomínio Sunset Park e perto do Alvorada, que terão edificações mais baixas. Serão 20 lotes para receber prédios menores, de no máximo cinco andares. O número de pavimentos será definido na aprovação final pela prefeitura.

O projeto prevê construir edifícios mais altos no entorno da praça, podendo chegar a 42 andares, de acordo com as regras de zoneamento da cidade. O número de pavimentos será definido na aprovação final. São 30 lotes para edifícios maiores.

Já na parte de trás do condomínio Sunset Park, o projeto prevê a construção de casas de até dois pavimentos (sobrados). São 150 lotes para essas moradias.

LANÇAMENTO

Fabiano De Marco, empreendedor e sócio da Idealiza Cidades, loteadora especializada em bairros planejados e que foi contratada para fazer o projeto e a obra no Terreno das Vaquinhas, explicou que o empreendimento só será lançado ao mercado quando tiver com as aprovações finais, incluindo o registro de imóveis e o alvará de execução de obras. “Quando tiver os dois, vamos para o mercado”, disse ele.

De Marco afirmou que várias empresas de São José e de fora procuraram a Idealiza Cidades interessadas no empreendimento. “Muitas empresas nos procuraram, mas não avançamos conversas com ninguém sem os registros [aprovações]. Temos uma lista e quando tiver segurança jurídica vamos conversar com cada uma”.