16 de dezembro de 2025
LUTO NO VALE

Aos 73 anos, morre no Vale o músico Braguinha, criador da menor guitarra do mundo

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Braguinha era um músico reconhecido internacionalmente

Morreu o músico e luthier Ademar Nascimento Braga, mais conhecido como Braguinha. Ele tinha 73 anos e morava em Jacareí. O músico havia sido diagnosticado com fibrose pulmonar no final do ano passado. Ele vinha tratando a doença e teve uma queda na recuperação nas últimas semanas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O velório está sendo realizado, até as 15h desta quinta-feira (18), na igreja da Assembleia de Deus de São José dos Campos (rua Conselheiro Rodrigues Alves, nº 417).

O sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério Memorial do Vale, em Jacareí, na rodovia Geralso Scavone, nº 2.480, no Jardim Califórnia.

Natural de Montes Claros (MG), Braguinha ingressou na música em 1971. Ele tocava cavaquinho, violão e guitarra clássica.

Braguinha ficou internacionalmente conhecido por ter fabricado, em 1996, a menor guitarra funcional do mundo, feito reconhecido no Guiness Book (Livro dos Recordes).

Ele tinha no currículo apresentações em diversos países, como Estados Unidos, África do Sul, Peru, Argentina e Israel.

O músico manteve uma loja de instrumentos no centro de São José dos Campos e participava de palestras e workshops sobre guitarras, entre eles eventos organizados pela FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo).