18 de dezembro de 2025
BOM CONSELHO

A seis meses da eleição, corrida pela Prefeitura de Taubaté tem 11 pré-candidatos

Por Julio Codazzi | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/CMT
Palácio do Bom Conselho, sede da Prefeitura de Taubaté

Após o fim do prazo de filiação para aqueles que desejam se candidatar a algum cargo na eleição municipal desse ano, que terminou no último sábado (6), caiu para 11 o número de pré-candidatos à Prefeitura de Taubaté.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A lista inclui o policial militar reformado Capitão Souza (PRD); o engenheiro Chico Oiring (Mobiliza); o ex-vereador João Vidal (PSB); o atual prefeito, José Saud (PP), que buscará a reeleição; a ex-vereadora Loreny (Solidariedade); a engenheira Marcia Eliza (PL); o ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos); e o ex-deputado estadual Sérgio Victor (Novo).

Outros três pré-candidatos são o policial militar reformado Coronel Paulo Ribeiro (PT), o ex-vereador Jeferson Campos (PCdoB) e o ex-vereador Joffre Neto (PV). Nesse caso, como o PT, o PCdoB e o PV formam uma federação, apenas um deles poderá concorrer a prefeito. As convenções podem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo para registro das candidaturas termina em 15 de agosto.

MUDANÇAS.
No início do ano, o número de pré-candidatos à Prefeitura de Taubaté estava em 14, mas os últimos meses foram marcados por mudanças, intensificadas a partir do fim de março.

Após Ortiz trocar o PSDB pelo Republicanos, a vereadora Vivi da Rádio, que era pré-candidata pelo Republicanos, desistiu de concorrer ao Palácio do Bom Conselho e buscará a reeleição para a Câmara. O administrador Eduardo Cursino, que era pré-candidato pelo PL, migrou para o PSD e apoiará a eleição de Ortiz. O mesmo ocorreu com o engenheiro Johnny Oliveira, que era pré-candidato a prefeito e buscava um partido, mas optou por se filiar ao Republicanos e se candidatar a vereador.

O professor Ronaldo Santos, que era pré-candidato pelo PSOL, mudou para o PV e irá concorrer à Câmara. O advogado Antonio Jorge queria ser candidato pelo DC, mas o partido mudou o comando e deve apoiar Loreny. O vereador Diego Fonseca, que estava no PSDB, buscava uma legenda para concorrer ao Bom Conselho, mas migrou para o PL e irá apoiar Marcia.