07 de janeiro de 2025
PAÇO

A seis meses da eleição, corrida pela Prefeitura de São José tem oito pré-candidatos

Por Julio Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Claudio Vieira/PMSJC
Paço Municipal de São José dos Campos

Após o fim do prazo de filiação para aqueles que desejam se candidatar a algum cargo na eleição municipal desse ano, que terminou no último sábado (6), caiu para oito o número de pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Campos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A lista é formada pelo prefeito Anderson Farias (PSD), que buscará a reeleição; pelo deputado estadual Dr. Elton (União); pelo ex-prefeito Eduardo Cury (PL); pela deputada estadual Leticia Aguiar (PP); pela sindicalista Marina Sassi (PSOL); pelo advogado Toninho Ferreira (PSTU); pelo ex-vereador Wagner Balieiro (PT); e pelo professor Wilson Cabral (PDT).

Desses nomes, Leticia Aguiar deve ter dificuldade de levar a pré-candidatura adiante, já que seu partido, o PP, é da base de apoio a Anderson e defende a reeleição do atual prefeito. Já o PSOL admite a possibilidade de desistir de lançar Marina Sassi para apoiar uma frente de partidos de esquerda. As convenções podem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo para registro das candidaturas termina em 15 de agosto.

MUDANÇAS.
No início do ano, o número de pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Campos estava em 12, mas os últimos meses foram marcados por mudanças, intensificadas a partir do fim de março.

O ex-vereador Shakespeare Carvalho, que erá pré-candidato pelo Republicanos, se filiou ao PL e deve concorrer à Câmara - o Republicanos deve apoiar a reeleição de Anderson. O comerciante Dudu Sivinski, que era pré-candidato a prefeito pelo Avante, deve concorrer a vereador pelo mesmo partido - a legenda apoiará Dr. Elton. Pela Rede, que forma uma federação com o PSOL, os dirigentes não conseguiram convencer o pesquisador Ricardo Galvão a concorrer ao Paço.

Com a saída de Cury do PSDB e a ida ao PL, o PSDB deve indicar o candidato a vice na chapa. Já o vereador Lino Bispo, que era pré-candidato pelo PL, abrirá mão da disputa e irá concorrer à Câmara. O mesmo ocorreu com o vereador Thomaz Henrique, que era pré-candidato pelo Novo e migrou para o PL - o Novo não deve lançar candidato ao Paço.

HISTÓRICO.
Apenas dois partidos venceram as oito últimas eleições municipais em São José dos Campos.

O PT venceu com Angela Guadagnin em 1992 e com Carlinhos Almeida em 2012. Já o PSDB foi vitorioso com Emanuel Fernandes em 1996 e 2000, com Eduardo Cury em 2004 e 2008, e com Felicio Ramuth, em 2016 e 2020.

Apesar dessa hegemonia, hoje é o PSD que governa a cidade. Em 2022, a sigla recebeu Felicio e o então vice, Anderson Farias. Felicio deixou o cargo em abril daquele ano e foi eleito vice-governador. Anderson é o prefeito desde então.