07 de janeiro de 2025
ELEIÇÕES 2024

Em vídeo, Cury explica ida ao PL de Bolsonaro e diz que ainda vai decidir candidatura

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Eduardo Cury no Congresso

O ex-deputado federal Eduardo Cury gravou um vídeo neste domingo (7) para explicar as razões que o levaram a deixar o PSDB após 35 anos e filiar-se ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Cury também disse que a decisão de ser candidato a prefeito de São José dos Campos pela terceira vez vai ser tomada nos próximos meses.

O ex-prefeito da cidade afirmou que trocou de partido a tempo de disputar a eleição em outubro pela nova legenda, para não "enganar o eleitor", após lideranças políticas do Vale do Paraíba, como Emanuel Fernandes e Izaias Santana, ambos do PSDB, e parlamentares em Brasília defenderam a sua candidatura ao Paço Municipal.

“Começamos essas conversas. E eu falei: ‘Puxa, eu vou ter que antecipar essa decisão partidária’. Porque algumas pessoas disseram para sair candidato [a prefeito] pelo PSDB e depois mudar de partido. Mas não sou assim”, disse Cury.

Segundo ele, a confirmação da candidatura a prefeito vai depender de “decisão familiar” e de “consulta à população”.

“Conversando com essas lideranças, eu falei: ‘Se vocês querem que eu deixe o meu nome à disposição, porque é uma coisa que ainda vai depender de uma decisão familiar, uma decisão de consulta à população, então eu vou trocar de partido agora’. Porque caso eu seja candidato, o eleitor fica à vontade e não vai se sentir traído se eu ganhar a eleição e mudar de partido no dia seguinte”, explicou.

Em maio do ano passado, levantamento OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas mostrou Cury liderando as intenções de voto em São José com 26,73%, o dobro do atual prefeito, Anderson Farias (PSD), que tinha 13,37%.

Os números positivos aumentaram a pressão para que Cury saísse candidato a prefeito na maior cidade do Vale do Paraíba, levando-o a trocar de partido. Uma das pessoas que defendeu a candidatura de Cury foi Emanuel Fernandes, que refiliou-se ao PSDB após quase uma década.