Fazendo juz ao período da Páscoa, segundo relato de amigos, o professor Emmanuel Santiago viveu uma espécie de “renascimento” nos últimos dias durante sua batalha pela vida. Ele está internado na UTI (Unidade de terapia Intensiva) do Hospital Antônio Afonso, em Jacareí.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
“Felizmente, graças à transferência de hospital e à atuação eficaz de uma equipe multidisciplinar, o professor Emmanuel conseguiu superar os obstáculos iniciais (problemas nos rins, pulmões e sepse). No momento, ele saiu da sedação, está reagindo bem, consegue se alimentar e está fazendo fisioterapia”, contou a amiga e também professora Débora Diniz.
Segundo ela, Emmanuel passou por um tratamento “muito intenso”, pois estava “praticamente com falência múltipla de órgãos”. Ele ainda precisa de muitos cuidados, como usar bolsa de colostomia, mas, assim que estiver mais fortalecido, poderá iniciar o tratamento oncológico. “Ele continua na UTI, mas esperamos que em breve ele saia”, disse Débora.
“Ele está lutando pela vida e ficou entubado por mais de uma semana, mas já está fora de perigo. Foi essencial ter conseguido mandá-lo para o hospital em Jacareí”, afirmou Nuricel Villalonga, diretora e fundadora do Instituto Alpha Lumen.
LITERATURA.
Poeta, tradutor e crítico literário, Emmanuel é professor de Literatura no Instituto Alpha Lumen, em São José dos Campos. Ele tem 39 anos e é doutor de Literatura Brasileira pela USP (Universidade de São Paulo). É também autor de livros e já ministrou palestra na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
No começo deste ano, quando se preparava para retomar as aulas em São José, ele sentiu um desconforto no estômago e recorreu ao hospital para exames. Descobriram um tumor no intestino, que exigiu cirurgia.
Algumas complicações o obrigam a mais três operações. Com isso, a condição de saúde dele foi se degradando. Então, Emmanuel precisou ser entubado e acabou transferido para a UTI do Hospital Antônio Afonso, em Jacareí, onde luta pela vida.
Segundo Débora, Emmanuel se emocionou ao ver a repercussão do seu caso na região, com inúmeras mensagens, cartas e vídeos enviados por alunos e amigos. “Toda essa boa energia está ajudando muito”.
VAQUINHA.
Em razão dos equipamentos dos quais Emmanuel necessita para sobreviver, além da longa estadia no hospital, o tratamento vai sair caro e os amigos lançaram uma vaquinha virtual para arrecadar o dinheiro e pagar os custos.
A meta é arrecadar R$ 250 mil para garantir as intervenções necessárias e a permanência e continuação do tratamento. Na tarde desta segunda-feira (1º), às 16h30, a campanha contava com 2.705 apoiadores e arrecadação de R$ 162,5 mil, 65% da meta.
“Professor brilhante, amigo leal, escritor e poeta. Ele precisa ficar bem porque o mundo precisa de poesia” disse Débora.
Quem quiser ajudar o professor Emmanuel Santiago pode acessar a campanha CLICANDO AQUI.