04 de dezembro de 2024
SOLIDARIEDADE

Poeta e professor em São José, Emmanuel luta pela vida na UTI; amigos lançam vaquinha

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Emmanuel Santiago tem 39 anos

Ele escreve a mais épica das poesias: a luta pela própria vida.

Poeta, tradutor, crítico literário e professor de Literatura em São José dos Campos, apaixonado pelas letras e pelo ensino, Emmanuel Santiago batalha pela vida internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital privado de Jacareí.

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE: https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD

Aos 39 anos, entusiasta da leitura e dos livros, o professor do Instituto Alpha Lumen é doutor de Literatura Brasileira pela USP (Universidade de São Paulo). Natural de Minas Gerais, é também autor de livros e já ministrou palestra na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

SAÚDE.

No começo deste ano, quando se preparava para retomar as aulas, Emmanuel sentiu um desconforto no estômago e recorreu ao hospital para exames. Descobriram um tumor no intestino, que exigiu cirurgia.

Algumas complicações o obrigam a mais três operações, e a condição de saúde foi ficando debilitada. Então, Emmanuel precisou ser entubado e acabou transferido para a UTI de um hospital privado em Jacareí, onde está atualmente.

Em razão dos equipamentos dos quais ele necessita para sobreviver, o tratamento vai sair caro e os amigos lançaram uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro e pagar os custos.

CAMPANHA.

A meta é arrecadar R$ 250 mil para garantir as intervenções necessárias e a permanência e continuação do tratamento. Com 1890 apoiadores, a campanha havia conseguido R$ 16,2 mil até 18h de terça-feira (19), valor que precisa aumentar para ajudar o querido professor.

Quem quiser colaborar com o tratamento do professor Emmanuel Santiago pode acessar a campanha CLICANDO AQUI.

EMMANUEL.

“Ele é um educador impressionante. Sabedoria, profundidade, empatia são algumas das palavras que o representam”, disse Nuricel Villalonga, diretora e fundadora do Instituto Alpha Lumen. “Ele é um ser humano que precisa estar no mundo, há muito ainda a fazer no mundo”.

“Meu amigo, Emmanuel Santiago, é professor brilhante, amigo leal, escritor e poeta. Ele precisa ficar bem porque o mundo precisa de poesia. Eu tenho muito orgulho em ser amiga de um cara desses: deu palestra na Academia Brasileira de Letras”, afirmou Débora Regina, que leciona Linguagens na Alpha Lumen.

“O sonho de sua vida era ser professor de Literatura na USP. Ele conseguiu, mas, por conta da doença, ainda não conseguiu assumir. Precisamos ajudar o Emmanuel, não só por ser um poeta e intelectual incrível, mas porque é a pessoa mais gente boa que conheço. Todos nós o amamos profundamente, amigos, alunos, família. Por isso, para aqueles que puderem contribuir, qualquer valor, será muito bem-vindo", completou a professora.

Colega de aula e de projetos no Alpha, o professor de Matemática José Lucivaldo descreveu Emmanuel como uma pessoa “muito atenciosa, atenta, detalhista, que trabalha com os alunos tirando deles o melhor”.

“Ele é muito querido pelos alunos e agrega esse cuidado e carinho com uma técnica. Além de ser o professor de Literatura do 8º ano ao final do Ensino Médio, ele ensina clássicos para as crianças.”