27 de julho de 2024
MARTINS PEREIRA

Ricardo Costa chega a 100 jogos no comando da Águia neste sábado (16)

Por Marcos Eduardo Carvalho | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Facebook São José
O técnico do São José, Ricardo Costa

O técnico Ricardo Costa completa 100 jogos no comando da Águia do Vale no jogo deste sábado (16), contra o São Bento, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, a partir das 15h10.

Desse modo, o jogo válido pela última rodada da primeira fase da Série A-2 tem um simbolismo especial. Tanto para ele quanto para o clube, já que a parceira já deu grandes frutos para o São José.

Aliás, se vencer logo mais, o time da região retoma a liderança da Série A-2 e vai para o mata-mata com a melhor campanha geral. Então, é mais uma motivação extra para comemorar o centenário de Ricardo Costa.

O treinador chegou ao São José em 2018, antes da disputa da Quarta Divisão do Paulista. Na oportunidade, a Águia do Vale foi à semifinal e levou gol no último minuto, contra o Comercial. Aí, perdeu o acesso de forma dolorosa.

Depois, o treinador voltou para o clube da região em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Sem torcida nos estádios, comando a Águia na conquista do título, com vitória sobre o Bandeirante de Birigui, com 2 homens a menos em campo. E devolveu o time à Série A-3.

Mas, em 2021, ele acabou demitido durante um momento ruim do time no campeonato, quando caiu nas quartas de final.

VOLTA TRIUNFAL.

Em 2023, o São José começou mal a Série A-3, ficou as 7 primeiras rodadas sem vencer e corria risco de rebaixamento, sob comando do técnico Max Sandro. Assim, o clube agiu rápido, tirou Ricardo Costa do XV de Jaú e o treinador não só tirou o time do rebaixamento, como também conquistou o acesso e o vice-campeonato da Série A-3.

E o melhor ainda estava por vir: no segundo semestre, o São José foi vice-campeão da Copa Paulista e conquistou vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, voltando ao cenário nacional após 24 anos.

No momento, está em segundo lugar da Série A-2 e quer mais um acesso ao final do campeonato.