23 de dezembro de 2025
SÃO JOSÉ

Com 160 mil seguidores, loja ‘Mimos Dalu’ acumula queixas; perfil diz que a dona morreu

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução / Redes Sociais
Raquel Rodrigues da Costa

Especializada em produtos importados, a loja ‘Mimos Dalu’ acumula reclamações de consumidores de produtos vendidos e não entregues. O negócio funciona em São José dos Campos e atende clientes em todo o país, segundo divulgação nas redes sociais do empreendimento.

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Nesta segunda-feira (11), o perfil da loja no Instagram divulgou a morte da proprietária, a empresária Raquel Rodrigues da Costa, 41 anos, em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico que ela sofreu no começo deste ano.

“Desde o dia 01/01/2024, as coisas viraram de cabeça pra baixo, pensamos que nunca mais veríamos você, que nunca mais teria um storie ou uma live sua aqui. Você lutou, voltou à vida, com muitas limitações, sabíamos do tamanho do processo pra sua recuperação e acreditávamos demais nisso, como a sua fé sempre foi enorme, da forma que proporcionou coisas incríveis pra muitas pessoas, podemos crer num amanhã com você”, divulgou a loja.

Que completou: “Mas infelizmente no dia 09/03/2024 você chegou ao fim de sua jornada, uma pessoa determinada, cheia de vida, com atitude, destemida mas ao mesmo tempo com um temor incrível, decidiu que era a hora de seguir”.

SEM DETALHES.

OVALE tentou contato com a loja para saber detalhes da morte de Raquel, mas nenhum dos telefones divulgados no perfil atendeu as ligações da reportagem. Também não houve retorno às mensagens deixadas nas redes sociais. O espaço segue aberto.

Não houve informação da cidade em que Raquel teria morrido e nem sobre velório e sepultamento– se já ocorreram ou se ainda serão realizados.

Segundo a Urbam (Urbanizadora Municipal S.A.), empresa ligada à Prefeitura de São José dos Campos, não há registro do falecimento de Raquel em São José dos Campos. “No sistema, aparecem os registrados aqui na cidade. No site, na ‘consulta dos sepultados’, aparecem os sepultados nos cemitérios municipais, mas também não tem nenhum registro dela”, informou a Urbam.

OVALE obteve cópia de uma certidão de óbito do Serviço Funerário do Município de São Paulo que atesta que Raquel morreu em decorrência de pneumonia lobar, sequela do AVC, às 21h45 do último sábado (9). A cerimônia fúnebre ocorreu no Cemitério e Crematório Santa Catarina, em Jandira, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Ela deixa duas filhas.

No dia 3 de janeiro deste ano, a loja publicou uma mensagem em seu perfil dizendo que Raquel se encontrava “entubada e em estado crítico de saúde em virtude do acometimento de um AVC hemorrágico”.

RECLAMAÇÕES.

Segundo informações de consumidores em sites de reclamações, o atendimento da loja teria dito que a empresária estava incomunicável em um hospital dos Estados Unidos, e que apenas ela poderia resolver os impasses.

No dia 4, outro aviso da loja no Instagram pediu prazo de 180 dias para “equilíbrio de contas e ressarcimento de eventuais prejuízos”.

Uma resposta da loja publicada em sites de reclamação causou ainda mais indignação nos consumidores: “A empresa está quebrada, não há como realizar a devolução do valor ou entrega do produto no momento. A senhora Raquel ficou muito nervosa, pois ela não tinha essa intenção. A empresa era tudo para ela. Mas devido esse estresse ela teve um aneurisma na madrugada do dia 31, passou por cirurgia e está em coma. A família está passando por uma situação delicada”.

De acordo com postagens, a loja tinha diversos protestos de clientes que teriam pagado por mercadorias não recebidas. Uma das consumidoras disse que o número de clientes lesados pela loja passa de 200 com prejuízo superior a R$ 500 mil.

A loja estaria com encomendas atrasadas desde setembro de 2023, incluindo produtos com alto valor, como Iphones, jogos eletrônicos e produtos de grife.

Um dos clientes disse que havia comprado R$ 11 mil em produtos e que a loja alegou que não podia fazer nada enquanto Raquel estivesse doente.