27 de julho de 2024
GASTRONOMIA

Festival gastronômico marca o início da colheita do cambuci em Paraibuna

Por Da redação | Paraibuna
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Cambuci

Com safra estimada em cerca de 100 toneladas neste ano, começa na região do Alto Paraíba a colheita do cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica abundante na área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

No caso do Vale do Paraíba, os dois principais produtores são os municípios de Paraibuna e Natividade da Serra, sendo este último considerado como o maior do Estado. A cidade pleiteia o título de “Capital Estadual do Cambuci”.

Para melhor aproveitar a época da colheita e divulgar a cadeia de valor do cambuci e outras frutas nativas, o Instituto H&H Fauser realiza nos dias 8, 9 e 10 de março, em Paraibuna, o 13º Festival Gastronômico do Cambuci, abrindo também a 15ª Rota do Cambuci, que inclui edições do festival em outros municípios.

MUDANÇA.

Até o ano passado, o evento era realizado em Paraibuna no mês de agosto, quando não há mais disponibilidade da fruta fresca no pé.

Segundo a presidente do IHHF, Amely Fauser, a proposta é aproximar o público e dar visibilidade ao cambuci e suas múltiplas qualidades, como ingrediente de receitas de bebidas, pratos doces e salgados, sorvetes, picolés, biscoitos, mousses, geleias, cachaça, espumantes e até requeijão, além produtos diferenciados como algodão doce, café saborizado e suspiro.

“Alguns restaurantes e lanchonetes locais, pequenas agroindústrias e produtores já beneficiam o fruto, mas nossa intenção é ampliar esse uso, inclusive na merenda escolar, além de torná-lo cada vez mais um atrativo turístico com grande potencial de desenvolvimento”, disse Amely.

O mix de frutas nativas da Mata Atlântica inclui também o juçara, a jabuticaba, a uvaia, a grumixama e cereja do rio grande, entre outras.

PROGRAMAÇÃO.

A programação do festival promete movimentar a cidade e região com diversas atividades, como concurso gastronômico, barracas de produtos e uma rodada de negócios para a aproximação entre produtores e potenciais compradores.

Também haverá aula-show, workshops e rodas de conversa sobre “Frutas Nativas, Turismo e Desenvolvimento Local” e “Plantas Medicinais”, além de uma feira de sementes, mudas e bulbos.

Para estimular ainda mais o uso gastronômico do cambuci, será realizado um concurso de receitas, que está com inscrições abertas na Fundação Cultural, exclusivamente para empresas comerciais e moradores de Paraibuna.

O 13º Festival do Cambuci e Outras Frutas Nativas tem o patrocínio da Caepa e Bananinha Paraibuna e o apoio institucional do PTI (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos, Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, Prefeitura Municipal, Instituto Auá, Senac (SJC), Sebrae, Atlas Florestal, Polícia Militar e CATI (Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP).