Imagem de uma câmera de segurança é a principal pista da Polícia Civil para identificar os homens que mataram cruel e covardemente uma capivara na região sul de São José dos Campos. A denúncia é da ONG Adota Pet SJC.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
O ataque aconteceu no Residencial União, na rua Neide Marília Ribeiro, no início da madrugada da última terça-feira (5).
A cena é chocante e mostra a capivara, que andava pela rua, sendo brutalmente atacada por três homens. Segundo a denúncia, os criminosos são moradores da própria rua.
A capivara levou ao menos 10 golpes de pedaços de madeira, que chegaram a quebrar em razão da violência dos ataques.
GOLPES.
Os primeiros golpes foram desferidos por dois homens. Um deles dá um golpe e vai pegar um carro, uma picape, que depois é usada para levar o animal morto.
Outro homem dá quatro pauladas na capivara até que o animal não esboce mais reação. Ele continua batendo mesmo com o bicho aparentemente já morto. Os ataques atingem principalmente a cabeça do animal.
O motorista do carro estaciona o veículo ao lado da capivara, desce e ainda desfere mais três golpes na capivara. Um terceiro homem ajuda a colocar o animal na traseira da picape.
“Bateram até ela não aguentar e ir a óbito. Após isso, pegaram o animal e levaram em uma caminhonete para descartar em outro lugar”, informou a ONG.
DENÚNCIA.
A entidade pede a ajuda de moradores para identificar os criminosos que mataram a capivara. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelo telefone 181 da Polícia Civil ou ainda diretamente no 7º Distrito Policial de São José, que investiga o caso. O número é (12) 3916-5529.
A capivara é um animal de ocorrência natural da fauna tropical da América Latina, sendo encontrada desde o Panamá até a Argentina. Tida como o maior roedor do mundo, o seu habitat tem como característica mais importante a existência de cursos d’água permanentes.
No Brasil, há grandes populações no Pantanal, na ilha de Marajó e nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. No Vale do Paraíba, a capivara é encontrada em vários municípios às margens do rio Paraíba. Em São José, há uma manada no Parque da Cidade, na zona norte.