São José começou bem o ano, principalmente na geração de emprego, empreendedorismo e inovação. E vamos continuar com o pé no acelerador para apoiar as empresas da cidade e atrair novas, oferecendo qualidade de vida e garantindo que a cidade continue crescendo com sustentabilidade.
Nos últimos três anos, tivemos um saldo de 23.616 empregos em São José com carteira assinada. O número de pessoas empregadas cresceu em dois anos, registrando um saldo positivo de cerca de 18 mil novos empregos.
Os números do Caged mostram que o total de empregos formais em dezembro de 2023 chegou a 191.713, um crescimento de 10% em relação a dezembro de 2021. Também houve aumento de pessoas encaminhadas para postos de trabalho. Em 2023, o PAT encaminhou 27.285 trabalhadores, frente a 25.024 em 2022.
Estamos consolidando nossa vocação empreendedora aqui e mundo afora, buscando expandir relações comerciais para acesso a novos mercados, novos eixos de parcerias e oportunidades.
Em janeiro, a empresa Siatt, Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico, líder no setor, anunciou uma ampla expansão de suas instalações em São José, em um investimento de R$ 3 bilhões.
A ampliação vem de uma parceria com um conglomerado estatal dos Emirados Árabes. A sede da empresa, que hoje está no Parque de Inovação Tecnológica, vai ser transferida para uma área da cidade sete vezes maior, para abrigar administração, engenharia e produção.
O anúncio foi feito em Abu Dhabi. A previsão é que sejam abertas 200 novas vagas de empregos diretos e outros 600 indiretos.
Também em janeiro recebemos executivos da empresa Corporação de Desenvolvimento Industrial Aeroespacial, uma das líderes do setor em Taiwan, e dirigentes do Escritório Econômico e Cultural de Taipei. Foi um encontro promissor que fomentou a intenção de ambas as partes de ampliar relações comerciais.
No ano passado, abrimos uma janela para Dubai, apresentando oportunidades de negócios a empreendedores da nossa cidade. Tivemos em São José o evento Doing Business in Dubai, com apoio da Prefeitura, mostrando um dos mais importantes centros de negócios do mundo.
Tudo isso sem esquecer de fortalecer as empresas locais, como as startups do PIT.
São esforços que geram resultados. Segundo pesquisa Indsat, que mede a satisfação da população com serviços públicos, a geração de empregos em São José alcançou em janeiro alto grau de satisfação, pela primeira vez desde novembro de 2020. A avaliação positiva do setor chegou a 72,1%.
Não tenho dúvida que gerar emprego e renda reduz desigualdades e é o melhor programa social que existe. Esse é também um compromisso que assumi com as pessoas. Aqui empresas e investidores encontram terreno fértil para desenvolver projetos inovadores com mão-de-obra qualificada.