15 de dezembro de 2025
ARQUITETURA

Villa Medieval: tudo o que você precisa saber sobre os castelos medievais de São José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / Fernando Dias
Complexo de castelos medievais em São José

Em uma imensa área encravada no meio da mata na região sul de São José dos Campos está a Villa Medieval, complexo com dois castelos idealizado e construído pelo engenheiro Fernando de Mendonça, fundador e primeiro diretor do Inpe. Ele completará 100 anos em 2024.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O local vai se transformando em um dos cartões postais da cidade, pela beleza e singularidade das estruturas, todas inspiradas na arquitetura medieval.

As construções têm 4.800 m² (castelo principal) e 1.700 m² (castelo secundário) e foram erguidas em cerca de dois anos. Os castelos abrigam ao todo até 52 quartos, sendo várias suítes, além de capela, estúdio, adega e sala que reconstitui o ambiente da Távola Redonda, do Rei Arthur. Há ainda diversas outras salas decoradas com peças que lembram a Idade Média. O local também vai ganhar um restaurante.

A Villa Medieval de São José fica num grande terreno na Estrada Bezerra de Menezes, no bairro Torrão de Ouro 2, na região sul da cidade.

Trata-se de um local afastado do centro da cidade e quase “escondido”. Quem passa pela frente não vê o que há dentro em razão do enorme muro que circunda a propriedade.

O local tem como objetivo ser um espaço de eventos culturais, plásticos e musicais, empresariais e de lazer, além de abrigar eventos privados.

PROJETO.

A ideia para conceber o projeto nasceu após viagens de Mendonça para conhecer edificações em países como Alemanha, França, Inglaterra, Escócia e Itália, quando ele estava na Europa nos anos 1980 para estudos e trabalhos.

“Onde tinha castelo, eu ia lá ver. Aí, decidi estudar um pouco das especificidades dos castelos medievais”, disse Mendonça, que criou uma escola especialmente voltada a formar marceneiros, serralheiros, pedreiros e toda diversidade de ofícios para que construíssem a estrutura conforme desejava. “Gosto de influenciar jovens a fazerem coisas diferenciadas para o seu futuro”.

Outro projeto que pode virar realidade no complexo de castelos é um jardim em miniatura que emule um famoso jardim do Canadá, perto de Vancouver, que conta com 52 jardineiros e é visitado por 4 milhões de pessoas por ano.

Mendonça pretende fazer uma réplica em menor escala desse jardim com um heliponto, além de uma cafeteria para abrir aos domingos.

“Sonho pequeno ou grande é o mesmo preço zero para quem sonha. Então, porque sonhar pequeno? Aí sonha grande, e dos sonhos grandes você escolhe aqueles que são viáveis”, disse ele em entrevista à TV Aparecida.