Desde o seu lançamento, num domingo de Páscoa, no dia 04.04.2010, em editorial de capa, este jornal assumiu o compromisso de dar peso equânime entre a versão impressa e a digital. Depois de quase 15 anos, com a operação impressa considerada por diversos especialistas da indústria da comunicação em todo o mundo, uma operação downstream, chegou a hora de dar um passo definitivo rumo ao mundo digital, de se moldar aos novos tempos e converter esse veículo num produto essencialmente digital.
E a razão é simples e matemática: temos 10.000 assinantes do jornal impresso versus 895.907 (oitocentos e noventa e cinco mil, novecentos e sete) leitores/usuários da plataforma digital (Google Analytics). Um universo digital significativamente maior do que o analógico, correspondendo a 90 (noventa) vezes o número de leitores digitais em detrimento do impresso.
A pergunta que remanesce também é simples: se a indústria de jornais está mudando, e essa mudança está sendo conduzida pelos leitores, que apontam que o futuro é iminentemente digital, qual seria a lógica para não se adaptar aos novos tempos e não se reinventar em um cenário digital, preservando o foco de atuação desta empresa no produto impresso? Simplesmente, ela não existe.
Estamos vivendo a época mais emocionante da nossa história e da história do jornalismo profissional, com novas ferramentas, novos modelos de negócio e novas audiências, antes inimagináveis em toda a história.
O processo de transição de OVALE para o paradigma dos negócios digitais é uma oportunidade de ouro. E OVALE, na fronteira da informação, com o seu espírito intrépido e desbravador, se movimenta como um veículo precursor no interior do estado de São Paulo e do país, dando um passo definitivo à frente para se tornar o maior e mais relevante veículo de comunicação online de toda a sua região de atuação, compreendendo o Vale do Paraíba, o Litoral Norte do Estado de São Paulo e a Serra da Mantiqueira.
Na indústria da comunicação, até pouco tempo atrás, a palavra de ordem no contexto da produção conteudística era convergência, a palavra agora é divergência, uma vez que as organizações de notícias precisam distribuir notícias ancoradas em formatos distintos, para públicos distintos, com infográficos animados e vídeorreportagens curtas, com o objetivo de tornar o conteúdo jornalístico mais atrativo para o público leitor e para o anunciante.
Vamos investir, cada vez mais, com mais ímpeto e mais firmeza ainda, nos princípios da independência, da imparcialidade, da pluralidade e da objetividade jornalística, aumentando o número de jornalistas na nossa redação para que possamos produzir o melhor jornalismo possível, em tempo real, para o maior número possível de pessoas.
Afinal, como aquele provérbio inglês “Where there is a will, there is a way”- onde houver uma vontade, há um caminho - OVALE pretende, em meio às disrupções presentes no século XXI, lançar luzes sobre as bases e possibilidades do jornalismo regional do nosso país. Que sejamos iluminados nessa nova aventura.