O ano que começou traz um novo desafio para o joseense João Henrique Thomaz Ferreira, 23 anos, que segue em Dublin, na capital das Irlanda, recuperando-se do acidente que lhe custou parte da perna direita.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
A previsão é que a recuperação dure cerca de seis meses na cidade, até que ele esteja adaptado com a prótese que colocará na perna amputada.
Para tanto, João seguiu fazendo intervenções cirúrgicas neste ano para retirar drenos e fazer o fechamento completo da perna direita, a partir do joelho, para que o membro restante possa receber mais facilmente a futura prótese.
Ele agora começa um novo desafio no longo período de recuperação, que é a fisioterapia, que será feita em Dublin, em uma unidade pública que oferece tratamento de reabilitação.
A primeira-dama de São José dos Campos e mãe de João, Sheila Thomaz Ferreira, segue ao lado dele na Irlanda, acompanhando toda a recuperação desde um dia após o acidente, quando ela chegou em Dublin, em 29 de outubro de 2023.
No dia 28 de outubro de 2023, João Henrique teve a vida drasticamente transformada após um incidente ocorrido na rodovia M50, na capital irlandesa. Ele foi atingido violentamente por um veículo oficial da Garda, a polícia irlandesa, o que resultou na amputação de parte de sua perna direita.
Após passar por um período de internação que se estendeu até 18 de dezembro, João Henrique está em processo de recuperação.
Em entrevista ao portal E-Dublin, João Henrique falou sobre a nova e desafiadora fase da recuperação.
“Já acabou um pouco a questão de hospital. Eu saí do hospital no meio de dezembro e comecei a ficar em casa, assim a recuperação também teve uma grande evoluída”, disse ele.
“Fui pela primeira vez ao centro de reabilitação onde terá toda a questão de fisioterapia, de adaptação para voltar a andar, reaprendendo a andar, na verdade. E a prótese também. E agora está começando a se encaminhar a cicatrização, está quase acabando.”
João Henrique contou que já passou por exames e testes no centro de reabilitação e vai esperar terminar de cicatrizar a perna para iniciar um programa chamado de Polar, que é um programa específico para o tipo de caso dele.
O ritmo da fisioterapia deve ser intensivo, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Ele terá que passar por várias atividades, como piscina, academia especializada e uma máquina específica para o tipo de lesão que teve. Será um programa bem variado de recuperação, segundo João Henrique.
“Eles fizeram esses testes e disseram que eu sou um ótimo candidato [a receber a prótese], com bastante mobilidade. Então, como ainda falta só um pouco para cicatrizar, eles disseram que só vão esperar a cicatrização e creio que eu já começo lá”, afirmou João Henrique.
Ele confirmou que, depois de terminada a recuperação na Irlanda, pretende voltar ao Brasil.
“Eu quero muito ir para o Brasil. Não sei se morar lá, mas eu quero passar um tempo lá, tem alguns planos que eu quero fazer lá, passar um tempo perto da família também. Depois não sei, quem sabe voltar para cá [Irlanda] ou para outro país, não sei, está em aberto, mas assim que eu conseguir quero voltar pro Brasil, ficar próximo de todo mundo.”