Um portal afiliado à rede
08 de maio de 2024

MUDANÇA

Dinheiro da loteria municipal não poderá ser usado para pagar dívidas da Prefeitura

Lei sancionada por Saud em setembro passado previa essa possibilidade, mas Prefeitura concluiu que medida é inconstitucional e enviou projeto à Câmara para alterar redação

Por Da Redação
Taubaté

07/02/2024 - Tempo de leitura: 1 min

Divulgação/PMT

Lateral da Prefeitura de Taubaté

O prefeito de Taubaté, José Saud (PP), enviou um projeto à Câmara que visa alterar a lei de sua própria autoria que criou a loteria municipal.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O novo texto foi elaborado após a Prefeitura concluir que, ao contrário do que prevê a norma sancionada em setembro de 2023, o superávit financeiro da receita com a loteria não poderá ser utilizado para o pagamento de dívidas do município.

No projeto, Saud explica que a Constituição Federal estabelece que a receita desse serviço deve financiar a seguridade social, que inclui saúde, previdência e assistência social.

Lido na sessão da última terça-feira (6), o projeto ainda passará pela análise dos órgãos técnicos da Câmara e das comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento antes de ser votado em plenário.

LOTERIA.
A proposta tem como base uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que em setembro de 2020 entendeu que a União não tem exclusividade para explorar loterias - ou seja, abrindo brecha para que estados e municípios também atuem no ramo.

De acordo com o governo Saud, a proposta apresentada em Taubaté e que foi aprovada no ano passado é inspirada em outros municípios, como Poá, Guarulhos, São Vicente e Jundiaí, no estado de São Paulo; Caxias do Sul e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; além de Colatina (ES), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR).

Após a aprovação do novo projeto, a Prefeitura ainda terá que abrir uma licitação para definir a empresa que poderá explorar o serviço. O município ainda não divulgou uma estimativa do quanto poderá arrecadar com a novidade.