22 de dezembro de 2025
OPERAÇÃO

PF deflagra operação para prender criminosos envolvidos em assalto a banco no Vale

Por Da redação | Cruzeiro
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação / PF
Na ação desta quarta, policiais federais, com apoio do 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, cumprem três mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (7) a operação ‘Security Box’, com o objetivo de desarticular o grupo criminoso responsável pelo arrombamento à agência da Caixa Econômica Federal em novembro de 2023 na cidade de Cruzeiro. Na ação desta quarta, policiais federais, com apoio do 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), cumprem três mandados de busca e apreensão em imóveis localizados em São José dos Campos, Jacareí e Caraguatatuba, além de medidas de constrição patrimonial.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Na ocasião, os criminosos conseguiram arrombar o cofre-forte da agência, após realizarem uma incisão na parte superior do prédio, subtraindo vultosa quantia em moeda nacional e estrangeira e joias em penhor.

Durante as investigações, iniciadas pela Delegacia de Polícia Federal em Cruzeiro, constatou-se que os criminosos saíram de um estacionamento cujos fundos eram próximos da agência, chegando ao banco após escalarem prédios vizinhos. A ação não foi flagrada pelo sistema de monitoramento da agência, pois a energia fora desligada por eles durante a prática do delito.

Após levantamentos realizados e análise das imagens fornecidas pelo COI (Centro de Operações Integradas) do município de Cruzeiro, a Polícia Federal conseguiu chegar aos nomes dos principais suspeitos, que se utilizaram de carros clonados para o cometimento do crime.

Os investigados irão responder por furto qualificado pela destruição ou rompimento de obstáculo e organização criminosa, cujas penas máximas, somadas, chegam a 18 anos de prisão.