01 de dezembro de 2024
FRAN GALVÃO

Quando a folia acabar

Por Fran Galvão | Consultora de imagem e estilo
| Tempo de leitura: 2 min

Quando você estiver lendo essa coluna, muito provavelmente estará em meio a folia e eu não quero ser aquela que irá estragar sua animação, mas como dizem por aí, “o ano só começa após o Carnaval”.

Essa é uma expressão popular no Brasil que significa que muitas pessoas só começam a se dedicar aos seus objetivos e metas após o Carnaval. Normalmente adiam tarefas que, na pratica, poderiam ser iniciadas a qualquer momento, como aquela reeducação alimentar prometida após as festas de final de ano, iniciar uma “vida fitness” (eu me enquadro nessa prorrogação aqui!), aprender um novo idioma/curso e até cuidar da sua imagem e estilo.

Li recentemente que “com maior ou menor intensidade, todos nós desejamos alguma mudança. Porém, muitas vezes preferimos nos acomodar em nossas rotinas, aparentemente seguros, que nos mantem protegidos do medo do desconhecido, do fracasso, do erro que, em sua maioria, são pensamentos que surgem mais da imaginação do que da realidade. São dilemas comuns, mas que nos boicotam na hora de agir. Talvez por isso optamos por escolher uma data para concretizarmos planos, como uma maneira de adiar nossa coragem para encarar o novo, como se ela necessitasse apenas de calendário e não de preparo mental.”

Acreditem se quiser, mas vejo isso acontecer muito quando se trata de nossa imagem e estilo pessoal. Sempre questiono minhas clientes e alunas sobre as mudanças que elas buscam e quando se trata de estilo – ou seja, nossa comunicação não verbal – essas mudanças parecem sempre maiores do que realmente são, isso porque envolvemos a autoestima neste processo e muitas vezes postergar olhar para isso está muito ligado ao desconforto de sair de nossa zona de conforto.

No final do ano atendi uma cliente que me fez um pedido inusitado. Ela me contratou para uma assessoria de estilo, ou seja, basicamente montamos diversos looks dentro do guarda-roupa dela para o mês, de acordo com a agenda e seus objetivos pessoais e profissionais. Logo no início, muitos desses looks, receberam o seguinte comentário: “são perfeitos, mas ainda não são para mim” e complementou com o pedido “seria possível escalonar a evolução dos looks? Não quero chegar assim já toda diferente e chamar muito a atenção.”

“Escalonar a evolução”? – me imagine dizendo isso com os olhos arregalados de surpresa.

Se você sempre espera o momento perfeito, o carnaval passar, o ano começar, as crianças crescerem, o Brasil sair da crise, estará só postergando a chance de evolução (seja qual for a sua). Não existe “momento ideal” para dar um passo na direção do que se quer. E eu te garanto que quando você entende isso, não dá vontade de esperar mais nenhum dia passar.

Então comece relendo as duas últimas colunas, eu trouxe opções de acessórios e looks que irão durar do Carnaval até o Natal. Capriche na animação nesses próximos dias. Coloque toda sua autenticidade e borogodó nos looks da folia e na próxima semana vamos tirar do papel a mudança de estilo e imagem que seu 2024 merece.