Justificativa
A "necessidade de alteração da matriz curricular" foi o que motivou o reajuste de 13% na mensalidade do curso de Medicina da Unitau (Universidade de Taubaté) para novos alunos, segundo informou a autarquia à Câmara.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Requerimento
A resposta foi dada pela universidade após a Câmara aprovar requerimento em que a vereadora Vivi da Rádio (Republicanos) cobrava explicações sobre o índice aplicado para o curso de Medicina, que foi diferente dos demais cursos de graduação (8,62%).
Matriz curricular
Segundo a Unitau, a alteração da matriz curricular foi feita para cumprir uma resolução do Ministério da Educação e uma deliberação do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, o que "em cursos da área de saúde demanda maiores recursos financeiros".
Investimento
A universidade alegou ainda que houve a "realização de um investimento maior no curso Medicina, visando aquisição de novas tecnologias para desenvolvimento e aplicação do conhecimento", e que "foram realizadas obras e adquiridos novos equipamentos para o Laboratório de Habilidades e de Simulação Realística, bem como a readequação das instalações dos demais laboratórios do campus Bom Conselho, com melhores recursos para o ensino".
Veteranos
A autarquia ressaltou ainda que "para os alunos veteranos de todos os cursos de graduação o percentual" de reajuste nas mensalidades "foi de 7%".