23 de dezembro de 2025
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Programa de revitalização do centro prevê Mercadão reformado e retirada de presídio

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Adenir Britto / PMSJC
Barraca no Mercado Municipal de São José

Com um novo Mercado Municipal e a proposta de tirar o presídio feminino do centro, a Prefeitura de São José dos Campos vai lançar o programa ‘Urbaniza Centro’, que prevê a revitalização completa do centro da cidade.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A ideia é recuperar prédios e casas antigas, atrair moradores e aumentar a circulação de pessoas pelo centro, seja durante o dia ou em atividades noturnas.

Em paralelo, o governo Anderson Farias (PSD) quer tirar pessoas em situação de rua e usuários de drogas do centro da cidade.

O ‘Urbaniza Centro’ será lançado em 29 de janeiro, no prédio da antiga Câmara de São José, que foi restaurado e abriga o Museu Municipal de São José dos Campos.

PACOTE DE OBRAS

O programa conta com obras já realizadas, empreendimentos em andamento e projetos futuros, como a reforma do Mercado Municipal, cuja licitação para contratar a obra foi lançada no final de 2023.

“Ideia é de morar mais gente no centro, frequentando à noite e aos finais de semana. Ter um centro mais utilizado. Vamos apresentar no dia 29 com muitos projetos que estão em andamento. Vamos entregar o Mercado com os parklets, um mercado restaurado, assim como os quiosques da orla do Banhado”, disse Alexandre Blanco, assessor de Projetos Especiais de São José dos Campos, em entrevista à CBN Vale.

“Organizamos os [projetos] que já foram feitos, os que estão sendo feitos e os que estão em estudo. Temos a reforma de prédios, praças, imóveis e novos equipamentos no centro, para que mais pessoas morem no centro e não tenhamos um local degradado. É um projeto intersecretarias.”

A proposta também prevê a retirada do CR (Centro de Ressocialização) Feminino do centro da cidade. “Não combina com o centro”, afirmou Blanco.

Gestora da unidade prisional de São José, a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) informou que o prédio do CR é próprio, não há estudo e não houve nenhum contato ou formalização por parte da Prefeitura de São José dos Campos para qualquer alteração no local.

MERCADO

A área do programa ‘Urbaniza Centro’ vai até o bairro Vila Maria e o Parque da Cidade, incluindo o Mercado Municipal, que fez 100 anos em 2023 e cuja concessão foi aprovada em 14 de dezembro. O edital para contratar a empresa que fará a reforma foi aberto em 28 de dezembro.

O Mercado Municipal será administrado pela associação dos permissionários, criada no ano passado.

“Ele será todo reformado e vamos entregar um mercado novo para a gestão passar para os comerciantes, com toda a obra feita: novo piso, banheiros, pintura, elétrica e hidráulica”, disse Blanco.

A abertura da licitação para a reforma do Mercado será feita em 7 de fevereiro. Neste mesmo dia, no período noturno, a prefeitura fará a cerimônia de assinatura do contrato de concessão do espaço, com a presença do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), segundo Blanco.