Com 68% das obras concluídas e R$ 200 milhões de investimento do Estado, o Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico faz parte do processo de regionalização do atendimento em saúde proposto pelo governo estadual.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
A meta é que a RMVale atenda seus pacientes sem a necessidade de deslocamentos para unidades de saúde fora da região.
Construído em Cruzeiro, o novo hospital deve ficar pronto no final de 2024 e começar a operar no começo de 2025, ampliando a oferta de leitos, vagas e atendimento para 17 cidades do Vale Histórico e do Vale da Fé.
“Vai beneficiar o Vale Histórico, o Vale da Fé e remodelar o atendimento em toda a região. Por isso a regionalização é tão importante”, disse o governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth (PSD), que visitou as obras do hospital na manhã desta quinta-feira (28).
“A gente passa a fazer determinados tipos de atendimento dentro da região de forma mais organizada. Esse novo hospital vai contribuir para que a regionalização do Vale do Paraíba seja uma das primeiras a serem concluídas”, disse Felicio. “E que a população possa ser atendida cada vez melhor na área de saúde, que é uma prioridade do governo Tarcísio do Freitas”.
REDE DE SAÚDE
Depois de pronto, o Hospital Regional de Cruzeiro se unirá aos hospitais regionais de Taubaté, São José dos Campos e Caraguatatuba, além das santas casas nos municípios e do Hospital Frei Galvão em Guaratinguetá, como a grande rede de atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) no Vale.
“A prioridade do governo é a regionalização da saúde. O hospital terá os equipamentos mais modernos instalados, além de uma empresa parceira, uma organização social, que será escolhida ao longo do próximo ano por meio de edital de licitação, para que a gente possa atender a regionalização aqui no nosso Vale do Paraíba”, afirmou Felicio.
HOSPITAL
O hospital vai funcionar em um edifício de oito andares e 35 metros de altura. Serão 170 leitos e 40 destinados à UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Serão ofertados atendimento de obstetrícia de alto risco, traumatologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e hemodiálise. Também haverá atendimento psiquiátrico.
A unidade está sendo construída em área de 18 mil m² no terreno do antigo Recinto de Exposições de Cruzeiro, pertencente ao Estado e localizado na rodovia Deputado Nesralla Rubez, no bairro Vila Juvenal.