19 de dezembro de 2025
TRAGÉDIA

Musa do MMA, Renata Baldan defendia que a lutadora poderia ser feminina

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo Pessoal / Redes Sociais
Luva e sapato alto: Renata Baldan destacava a feminilidade em suas lutas

Forte e agressiva, mas sem deixar de ser feminina.

Era assim que Renata Baldan se posicionava em sua carreira no MMA, as artes marciais mistas. Ela começou pelo judô e depois passou pelo muay thai (boxe tailandês), tornando-se lutadora profissional e campeã.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Renata morava em Ubatuba e foi campeã do GP feminino de MMA, sendo a primeira atleta profissional da categoria na cidade. Ela também foi Miss Ubatuba e trabalhava atualmente como esteticista e massoterapeuta.

Mas uma tragédia a atingiu nesta quarta-feira (27). Aos 41 anos, Renata morreu em um trágico acidente na Rodovia Rio-Santos, em Ubatuba. O carro em que ela estava capotou em uma curva e caiu numa ribanceira de aproximadamente seis metros. O acidente aconteceu na altura do bairro Rio Escuro.

A suspeita é de que ela tenha perdido o controle do volante ao entrar na curva. Renata estava sozinha no veículo e foi encontrada já sem vida. Segundo amigos, ela deixa quatro filhos.

LUTAS

Renata fez muitas lutas e obteve títulos no MMA. Ela começou a lutar em 2014, em Ubatuba, e prosseguiu na carreira em lutas por todo o Brasil e no exterior.

Ela era considerada a musa do MMA e defendia que a lutadora poderia ser feminina. Não à toa, costumava entrar no ringue para as lutas usando um salto alto, não por marra, mas para ressaltar a feminilidade em meio à brutalidade da luta. A irreverência cativou o público.

“É a minha marca, não é nada contra ninguém. Podemos ser femininas no esporte”, disse Renata ao Esporte Fantástico, da TV Record, em 2016.

Ela costumava provocar com entradas triunfais no ginásio, como em cima de uma moto. Renata admirava a lutadora norte-americana Ronda Rousey, campeã do UFC.