Quando você assume um cargo executivo, é fundamental ter compromisso e transparência, valores que muitas vezes, até por erros nossos, não chegam ao conhecimento das pessoas. Pois, registrei as propostas que defendi durante a minha campanha, em 2020, no Cartório Eleitoral.
E hoje, após três anos de mandato, podemos afirmar que seguimos firmes no propósito, com a missão de entregar tudo que nos comprometemos.
Dentro do programa de governo existem prioridades e a Educação, com certeza, é uma área de suma importância.
O setor foi totalmente reorganizado graças às diretrizes de governo e ao trabalho da equipe da Secretaria de Educação, que promoveu desde a capacitação de seus quadros, até a reforma de 90 escolas.
Mas, fizemos mais: houve chamamento de professores por concurso público, 1.734 profissionais foram convocados. No passado, faltavam professores e o ensino era deficitário.
A administração implantou o programa "Dinheiro Direto na Escola", por meio do qual a Secretaria de Educação destina recursos diretamente para as unidades escolares, que decidem -- graças aos diretores, professores e pais -- as suas prioridades imediatas, como reparos, pinturas e melhorias.
Graças ao nosso propósito, hoje existem mais de 1.300 câmeras de segurança nas escolas.
Fomos além: investimos na formação e no respeito aos funcionários do Sistema Municipal de Ensino. Os professores foram beneficiados com a "Lei do 1/3", destinando 1/3 do seu tempo para a elaboração de aulas e aperfeiçoamento.
Por último, mas de extrema importância, foi criado o tão sonhado Plano de Carreira dos Professores, reivindicação de mais de 15 anos, cuja elaboração contou com a participação direta dos profissionais do Sistema Municipal de Ensino. Projeto sólido, aprovado pela Câmara Municipal. A partir do Plano de Carreira, as promoções não terão mais influência política, como no passado. O "padrinho" de antigamente agora é a lei, que vai promover, por mérito, professores que tiveram esse direito.
Não paramos por aí.
Professores estão dentro das salas dos berçários; alunos do ensino fundamental I têm aulas de inglês; 42 mil alunos recebem, diariamente, merenda escolar de qualidade; quadras poliesportivas foram revitalizadas; quase mil notebooks foram entregues aos mestres do ensino fundamental e médio (em 2024, novos lotes serão entregues).
As ações em prol da Educação de Taubaté são tantas que não cabem neste espaço, mas todas essas dão ideia do quanto o governo priorizou a área. Com muito trabalho, muita determinação, carinho e muito amor.
Teremos muitos novos desfios em 2024, que passam por uma reorganização do governo, ordenação da cidade, mais empregos, mais comunicação, mais respostas e mais cuidado com as pessoas. Porque Taubaté é nossa terra, nosso amor.