28 de setembro de 2024
IDEIAS

O ‘novo consumidor brasileiro’ está aberto a novidades

Por Marcelle Justo |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
O novo ‘101 Vinhos Brasileiros - Edição 101 Produtores’, traz tendências da indústria vitivinícola, espaços recém-inaugurados e novos rótulos do mercado

Acaba de chegar às livrarias uma nova edição do best-seller que se dedica aos vinhos nacionais. O novo ‘101 Vinhos Brasileiros - Edição 101 Produtores’, do escritor Michael Waller, traz tendências da indústria vitivinícola, espaços recém-inaugurados e rótulos que acabaram de chegar ao mercado. “É uma obra de estímulo à cultura do vinho, tendo como protagonista a produção nacional”, resume o autor.

Seguindo uma nova tendência do mercado nacional, uma dezena de vinícolas fora do Rio Grande do Sul ganham destaque. Em especial da região Sudeste. Entre elas, Guaspari  (SP), Stella Valentino (MG), Maria Maria (MG), Casa Verrone (SP), Monte Castelo (GO), Sanabria (sede no DF), Vivalti (SC), Leone Di Venezia (SC) e D’Alture (SC).

A pesquisa da nova edição  começou no início de 2022 e, ao longo de 18 meses, o escritor revisitou rótulos e regiões.

“Nessa edição foi criada uma categoria de ‘Rosés tranquilos’ para responder ao grande número de leitores que me questionavam sobre a ausência de indicações de rosés nas edições anteriores. O que, junto das conversas com produtores, representa um aumento na demanda destes vinhos. Outra tendência é a busca pela diversidade. O ‘novo consumidor brasileiro’ parece estar aberto a novidades de castas, estilos e sabores quando o assunto é vinho”, adianta Michael. 

OPÇÕES PARA O NATAL

Com produção de espumantes há 25 anos, o portfólio da Miolo cresceu bastante! São elaborados 17 tipos de diferentes terroirs e estilos que carregam as assinaturas Miolo, Terranova, Seival e Almadén. Tem espumante para todos os gostos. A diversidade está nos estilos e no preço, com opções que partem de R$ 25, como o Almadén Brut (Branco e Rosé) e Demi Sec, até chegar ao Íride Miolo Sur Lie Nature 10 Anos, a R$ 400.

Sabe qual o preferido do brasileiro? O Terranova Tropical Moscatel, espumante que nasce no sertão do Nordeste brasileiro. As uvas Moscatéis estão entre as que melhor se adaptaram ao terroir devido a influência do sol. A leveza do espumante retrata o que o solo do Vale do São Francisco é capaz de oferecer. Elaborado com uvas colhidas o ano inteiro de vinhedos irrigados por sistema de gotejamento com as águas do Velho Chico, traz como diferencial o dulçor e o paladar frutado único desta região.

PAPAI NOEL

Casa Valduga também sugere um espumante moscatel para harmonizar com sobremesas à base de frutas, tortas e bolos, presentes nas festas de fim de ano. A elegante garrafa desenhada para a vinícola  traz o Premivm Moscatel, que se destaca pelas notas de frutas brancas e cítricas com nuances florais. Este rótulo tem acidez e dulçor com leveza, refrescância e suavidade.

A vinícola baiana UVVA tem lançamentos para as festas de fim de ano. Dois espumantes feitos pelo método champenoise, o Extra Brut e o Natura, ambos com Pinot Noir e Chardonnay. Além de um branco tranquilo de Chardonnay com estágio sur lie em inox por seis meses. Acidez  vibrante, com toque mineral e boa persistência.