Um portal afiliado à rede
10 de maio de 2024

IZAIAS SANTANA

Jacareí, uma cidade melhor, cada vez mais!

Ao organizar os serviços da mobilidade urbana, saúde, assistência social e esporte, prioritariamente, formamos um conjunto de intervenções

Por Izaias Santana
Prefeito em Jacareí, doutor em direito constitucional pela USP e professor da Univap

16/12/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Quando ouvimos isso na propaganda oficial, muitas vezes desconfiamos, pois somos constantemente bombardeados por notícias negativas que superam as boas. É natural que a "publicidade" realce os aspectos positivos. Por isso, muitas administrações e políticos tendem a usar repetidamente adjetivos como "melhor", "agradável", "inteligente", "feliz", para descrever suas cidades. Tentamos fugir disso, apresentando dados concretos. No entanto, quando algum instituto independente aponta melhorias, é hora de comemorar, mantendo o compromisso de tornar Jacareí cada vez melhor.

Foi o que aconteceu com a divulgação do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, do Instituto Longevidade, que analisa dados sobre políticas públicas voltadas à população idosa. Jacareí ocupa, agora, a 2ª posição entre as 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com Caraguatatuba em primeiro lugar. Em nível nacional, entre as 326 cidades com mais de 100 mil habitantes, Jacareí está em 46º lugar.

Ao organizar os serviços de mobilidade urbana, saúde, assistência social e esportes como prioridade, desenvolvemos um conjunto de intervenções coordenadas pelo programa Cidade Saudável. Esse programa envolve 8 Secretarias e 2 Fundações e é liderado pela nossa vice-prefeita, Rosana Gravena. Jacareí já deu esse salto de qualidade e está caminhando para mais melhorias.

Sob a liderança do secretário Edinho Guedes, implementamos o Projeto Rotas Acessíveis, com seis quilômetros de calçadas seguras, decididas em conjunto com esses usuários. Dividimos em fases: Região da Rua Dom Pedro II e trecho da Avenida Major Acácio na fase 1, seguindo para a fase 2 entre o SIM (Serviço Integrado de Medicina) e o início da Rua Luiz Simon, no Jardim Paraíba, e assim por diante.

As melhorias incluem pintura azul nas guias das calçadas, instalação de pisos táteis para pessoas com baixa visão, rampas para cadeirantes e adaptações necessárias para atender pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Já são quase 400 calçadas adaptadas, desde 2017.

O programa Jacareí Cidade Saudável foi apresentado no Chile, durante uma reunião da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), que selecionou 30 experiências entre 195, de 13 países. Além disso, as várias iniciativas da Prefeitura na atenção básica me levaram a representar o Brasil, indicado pelo Ministério da Saúde, em uma reunião no Panamá, para discutir os desafios na implementação de políticas de atenção básica, dentro do escopo das cidades saudáveis, organizado pela OPAS.

Enfim, terminamos o sétimo ano de mandato com a certeza de que estamos construindo uma Jacareí cada vez melhor para todos, especialmente para aqueles que mais precisam, como os idosos, que necessitam de cidades adaptadas para sua crescente longevidade e qualidade de vida.

Vida longa e saudável em nossas Cidades! Feliz 2024!