Um portal afiliado à rede
08 de maio de 2024

PREFEITURA

Com trocas no comando de Governo e de Finanças, Saud amplia reforma no secretariado

Desde terça-feira, reforma já atingiu quatro pastas – as anteriores foram Educação e Ação Social; nos bastidores, expectativa é de que dança das cadeiras atinja até 10 secretários

Por Julio Codazzi
Taubaté

13/12/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Caique Toledo/OVALE

Palácio do Bom Conselho, sede da Prefeitura de Taubaté

Com mais duas trocas em comandos de pastas, o prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), deu continuidade nessa quarta-feira (13) à reforma do secretariado.

Foram exonerados a secretária de Governo, Elaine Aparecida de Oliveira Moreira (que será substituída, provisoriamente, pelo diretor de governança, Hamilton José de Oliveira Junior), e o secretário de Finanças, Marco Antonio Campos (que ainda responderá interinamente pela pasta, no cargo de diretor de Finanças).

Na terça-feira (12), foram exonerados a secretária de Educação, Vera Hilst (será substituída interinamente pela diretora executiva da pasta, Suellen Patareli Miragaia), o secretário de Ação Social, Gabriel Pinelli (a substituta provisória será a assistente social Isabel Pastorelli), e o secretário de Justiça e Cidadania, Hamilton José de Oliveira Júnior (não haverá substituto, já que a secretaria foi extinta). Quatro secretários adjuntos também foram exonerados na terça-feira: Marcelo Cosentini (Educação), Alexandre Magno (Serviços Públicos), Marcelo Azevedo San Martin (Planejamento) e Carlos Cesar Rafaeli Munhoz (Saúde).

REFORMA.
Em nota, a Prefeitura alegou que "as exonerações fazem parte de um processo de reforma administrativa cujo objetivo é adequar o governo Saud para o exercício de 2024".

Aliados do governo, ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato, disseram que as mudanças podem atingir até 10 das 18 secretarias municipais - entre as outras pastas cotadas para ter troca de comando estão as de Serviços Urbanos, Saúde e Mobilidade. OVALE apurou ainda que a dança das cadeiras foi motivada pelo baixo desempenho de Saud nas pesquisas e sondagens para a eleição de 2024.

Entre junho e julho, Saud já havia feito trocas nas pastas de Finanças, de Mobilidade Urbana, de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, de Justiça e Cidadania e de Desenvolvimento, Inovação e Turismo.