15 de dezembro de 2025
ARBORIZAÇÃO

Para reduzir as ‘ilhas de calor’ em São José, prefeitura quer plantar 50 mil árvores

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Charles de Moura / PMSJC
Plantio de árvores na Praça Dolores Santos Ribeiro, em São José

Com 104 mil pessoas vivendo em bairros que são ‘ilhas de calor’, com baixa arborização nas vias públicas e temperaturas até 14ºC mais altas, a Prefeitura de São José dos Campos planeja plantar mais de 50 mil árvores até 2028.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A meta do PMAU (Plano Municipal de Arborização Urbana) visa reduzir o calor em áreas com pouca cobertura arbórea, como nas regiões sul e leste, onde estão os bairros mais adensados.

A proposta foi lançada em 2016 e previa o plantio de 56,5 mil árvores em todas as regiões da cidade em 12 anos, com maior ênfase nas regiões sul, leste e central.

No entanto, em sete anos, apenas 6.157 árvores foram plantadas, equivalente a 10,8% da meta. A prefeitura terá que plantar 89% da proposta nos próximos cinco anos. Ou seja, vai ter que plantar até 11,5 vezes mais árvores por ano do que plantou até o momento.

A meta da administração municipal para a região sul era de 19,9 mil árvores e foram plantadas 1.856 (9,32%). Na região leste, o plantio alcançou 872 árvores (8%) da meta de 10,8 mil. Na região central, foram 577 plantios para 7.571 árvores (7,62% da meta).

ILHAS DE CALOR

O município conta atualmente com 14 bairros em ‘ilhas de calor’, classificados nas zonas vermelha e laranja do mapa de cobertura arbórea em vias públicas, com quantidade de árvores que varia de 4% a 18%.

Há sete bairros da região sul (Campo dos Alemães, Dom Pedro, Jardins, Chácaras Reunidas, Morumbi, Colonial e Jardim América), três da zona leste (Motorama, Campos de São José o distrito de e Eugênio de Melo), dois da oeste (Aquarius e Colinas), um da norte (Vargem Grande) e um da sudeste (Putim).

Somente nove bairros da cidade estão na zona verde com as maiores coberturas arbóreas nas ruas e avenidas. A categoria é dividia em verde claro (27% a 31% de cobertura) e verde escuro (37% a 39%).

No verde claro, entram os bairros Esplanada, Parque Industrial, Oriente, Pernambucana, Vista Verde, Pousada do Vale, Mato Dentro, Capão Grosso e Bom Retiro.

O ‘paraíso verde’ de São José abriga mais de 13 mil moradias e 42 mil moradores, 6% da população da cidade.