Voltar ao Departamento de Ciências Agrárias, onde comecei minha carreira na UNITAU, é sempre muito emocionante, mas a visita do último dia 2 de dezembro teve um significado ainda mais especial. Reunimos funcionários e professores para a abertura das comemorações dos 50 anos da Universidade de Taubaté e aquele momento me fez refletir muito sobre como a nossa trajetória, a minha e a da UNITAU, nos preparou para o que somos e vivemos hoje.
Quando penso nas escolhas que fiz para a minha vida, vejo o quanto elas estão conectadas à história da UNITAU. Sou gaúcha e vim para Taubaté para encontrar meu namorado, Paulo Fortes, que já era professor àquela época. Cheguei com vários sonhos e com o objetivo principal de desenvolver pesquisas na área agronômica. Só não imaginava que me apaixonaria também pela Universidade e viveria momentos importantes da minha vida profissional e pessoal aqui.
São 30 anos dedicados à UNITAU. Falar da minha história é falar da presença da UNITAU na minha vida. Ao longo dessas três décadas, passei por várias pró-reitorias, me dediquei exclusivamente à Universidade de Taubaté e tenho muito orgulho disso, pois não foi só uma trajetória de sonhos, mas de realizações. Trabalhando nessa Universidade, descobri a minha força e a minha determinação para a gestão.
Sinto que a jornada me tornou mais forte para enfrentar os desafios como Reitora. Tenho estudado bastante, mas não faço nada sozinha. Tudo o que construímos até agora só foi possível graças ao trabalho e à dedicação de funcionários e professores. Juntos, construímos a maior Universidade Municipal do Brasil, uma referência para outras instituições de Ensino Superior do país, seja pelas práticas de inovação administrativa e pedagógica, seja pelas pesquisas ou pela prestação de serviços à população. Acreditar no poder transformador da Educação é o que nos move e nos motiva todos os dias a continuar buscando formas de ampliar o acesso ao Ensino Superior de qualidade.
Tenho orgulho de dizer que sou extremamente realizada, que amo o que faço e devo isso à UNITAU. Amo a casa que me acolheu e desejo ver a Universidade sempre como ela está hoje: ativa, sustentável, pulsante e cheia de planos. Comemoramos os 49 anos da Universidade de Taubaté e iniciamos o nosso Jubileu de Ouro preparados e fortalecidos. Que venham os próximos 50 anos da UNITAU na minha, na sua vida!