27 de julho de 2024
INVESTIGAÇÃO

Justiça decreta prisão de membros do PCC responsáveis por ‘tribunal do crime’ em S. José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Policiais na cena do crime em São José

A Justiça decretou a prisão de membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) envolvidos com o ‘tribunal do crime’ em São José dos Campos.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Trata-se de expediente do grupo criminoso no qual membros apuram, julgam e aplicam a pena a outras pessoas, incluindo a pena de morte. A medida também é chamada de ‘tabuleiro’.

Esse é o caso de Douglas Henrique Ferreira da Silva, 25 anos, segundo as investigações da Delegacia de Homicídios de São José.

CADÁVER

O corpo do jovem foi encontrado crivado de balas na Estrada do Capuava, na região sul de São José dos Campos, em 1º de setembro de 2022. A vítima foi atingida por oito disparos de arma de fogo, alguns deles na cabeça.

Segundo as investigações, Douglas era suspeito de crime sexual e foi arrebatado em seu trabalho por membros do PCC, que lhe impuseram o ‘tabuleiro’. Ou seja, ele foi julgado pelo ‘tribunal do crime’ da organização criminosa.

O ‘tabuleiro’ é uma criação do PCC que instituiu um modelo paralelo de Justiça para punir o que considera “desvio de conduta” ou violação ao seu estatuto por membros da facção criminosa.

TABULEIRO

Aos policiais civis de São José, uma testemunha confirmou que Douglas estava no ‘tabuleiro’ do PCC. Ele instalava cabos de internet quando foi arrebatado pela facção. A vítima foi encontrada morta com o uniforme de trabalho, o mesmo que aparece em foto de Douglas tirada momentos antes da execução.

Segundo a polícia, uma testemunha reconheceu o veículo utilizado para arrebatar a vítima. O carro foi localizado pela polícia.

Em outra foto obtida pelos investigadores, Douglas aparece sentado no banco traseiro do veículo juntamente com um dos seus algozes.

Dono do carro, Samuel foi ouvido pela polícia como suspeito de envolvimento no crime. Foi encontrada substância semelhante a sangue na parte de trás do veículo. A polícia aguarda laudo para confronto com o DNA da vítima.

A polícia também localizou outro veículo usado para acompanhar e apoiar o carro em que a vítima havia sido arrebatada. Nesse carro foram identificados pontos que podem conter sangue.

SUSPEITOS

No total, a polícia identificou seis pessoas envolvidas com a morte de Douglas e a aplicação do ‘tabuleiro do crime’ em São José. A Justiça decretou a prisão dos indiciados.

Segundo a polícia, os envolvidos Ari, André, Cauan e Samuel já haviam sido presos. Cleandro foi preso nessa quarta-feira (29) na cidade de Tubarão (SC), após um trabalho integrado entre a Polícia Civil de São José e a de Santa Catarina. O suspeito Wendell Fernandes dos Santos, 27 anos, continua foragido (veja foto abaixo).

Cleandro e sua companheira foram detidos na posse de um veículo dublê no dia 19 de agosto do ano passado. O veículo é alvo de investigações pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Cruzeiro relacionado ao crime de tráfico de drogas na região.

Informações sobre o paradeiro do suspeito Wendell podem ser repassadas à Polícia Civil de forma anônima, pelos telefones 197 ou pelo WhatsApp (12) 98108-7510.



Wendell Fernandes dos Santos está foragido