O novo bairro que será construído no conhecido ‘Terreno das Vaquinhas’, no Jardim Aquarius, na região oeste de São José dos Campos, deve levar de 10 a 16 anos para ficar completamente pronto.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
A expectativa é que o local receba até 50 prédios e 150 casas, e tenha capacidade para abrigar mais de 22 mil pessoas.
Segundo Fabiano De Marco, empreendedor e sócio da Idealiza Cidades, loteadora especializada em bairros planejados e que foi contratada para fazer o projeto e a obra no ‘Terreno das Vaquinhas’, o empreendimento irá respeitar a lei de zoneamento de São José dos Campos.
CONSTRUÇÕES
Segundo ele, o novo bairro terá três tipos de construção: casas de até dois pavimentos, prédios menores (até cinco andares) e prédios maiores (de até 42 andares, segundo a lei de São José).
O empreendimento foi previamente aprovado pela Prefeitura de São José dos Campos e aguarda avaliação do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
De Marco disse que o lançamento do empreendimento depende da aprovação final, que, segundo a prefeitura, deve ocorrer até o começo de 2024.
Sobre os prazos de construção, o empreendedor deu como referência um projeto que a Idealiza fez em 2016, em Pelotas (RS), com edifícios de 32 torres. O empreendimento já entregou 20 torres.
“São José tem potencial de 3 a 5 torres por ano. Num cenário mais otimista, de 30 torres em seis anos e num mais conservador, de 30 torres em 10 anos”, avaliou De Marco.
Ou seja, no cenário mais otimista, o novo bairro deve estar pronto em uma década. No mais conservador, após 16 anos.
PRÉDIOS
O projeto tem como referência uma praça que terá 42,7 mil m² -- a maior praça de São José, a Ulisses Guimarães, também no Aquarius, tem 38 mil m². O novo bairro terá entrada na altura da avenida Salmão e saída próximo à Arena Municipal, na Via Oeste.
Ao entorno desta futura praça, segundo De Marco, há lotes que fazem frente para o condomínio Sunset Park e perto do Alvorada, que terão edificações mais baixas.
Serão 20 lotes para receber prédios menores, de no máximo cinco andares. O número de pavimentos será definido na aprovação final pela Prefeitura de São José dos Campos.
PRÉDIO MAIORES
No entorno da praça, o projeto prevê construir edifícios mais altos em 30 lotes. Eles podem chegar a 42 andares, de acordo com as regras de zoneamento da cidade, mas o número de pavimentos também será definido na aprovação final.
Já na parte de trás do condomínio Sunset Park, o projeto prevê a construção de casas de até dois pavimentos (sobrados). São 150 lotes para essas moradias.
Levando-se em conta a média de quatro pessoas por moradia e de quatro apartamentos por andar – números que ainda não estão definidos no projeto –, todo o novo bairro no ‘Terreno das Vaquinhas’ poderá receber mais de 22 mil pessoas.