Um portal afiliado à rede
18 de maio de 2024

BLINDAGEM

Câmara de São José barra três pedidos de informação sobre demandas do setor de saúde

Com a rejeição dos requerimentos, Prefeitura de São José dos Campos não é obrigada a fornecer os dados para o Legislativo

Por Sessão Extra
São José dos Campos

23/11/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Claudio Vieira/PMSJC

UPA do Alto da Ponte

Requerimento
Com votação decisiva da base aliada ao governo Anderson Farias (PSD), a Câmara de São José dos Campos rejeitou nessa semana três requerimentos da oposição que solicitavam informações da Prefeitura sobre demandas relacionadas ao setor de saúde. Cada requerimento recebeu apenas sete votos a favor.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Ambulâncias
Em um dos requerimentos, o vereador Roberto Chagas (PL) pedia informações sobre o serviço terceirizado de ambulâncias na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Alto da Ponte. Segundo o parlamentar, pacientes reclamam que "enfrentam dificuldades para receber atendimento de emergência pelas ambulâncias".

Ampliação
Em outro requerimento, Roberto Chagas cobrava informações sobre a obra de ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Altos de Santana. De acordo com o vereador, "a capacidade atual da UBS no referido bairro não é suficiente para atender toda a população em busca de assistência".

Cirurgia
No terceiro requerimento, o vereador Dr. José Claudio cobrava informações sobre a previsão de realização de cirurgia para pálpebras e vias lacrimais de uma moradora.

Blindagem
A rejeição de requerimentos é uma forma de blindar o governo Anderson, já que esse tipo de documento deve ser respondido obrigatoriamente em 15 dias quando aprovado em plenário. Com a rejeição, a Prefeitura não é obrigada a responder à Câmara.

Balanço
No primeiro semestre de 2023, a base aliada ao governo Anderson na Câmara barrou 82 requerimentos que cobravam informações da Prefeitura.