21 de dezembro de 2025
'A ENCANTADA'

Espaços interativos, climatizados: conheça a réplica da casa de Santos Dumont em S. José

Por Lara Salles | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Foto: Cláudio Vieira PMSJC
Inauguração foi realizada nesta quarta-feira

Com espaços interativos, áreas climatizadas e detalhes idênticos aos projetados por Santos Dumont, a réplica da casa ‘A Encantada’ foi inaugurada nesta quarta-feira (22), em São José dos Campos. A obra, que demorou 17 anos para ser finalizada, agora pode ser visitada gratuitamente no Parque Santos Dumont.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O chalé, tipo alpino de 46 m², onde morava Dumont e que foi construído em cima de uma pedra na Rua do Encanto, em Petrópolis, foi a inspiração para o projeto. Com vigas metálicas, decks, rampas de acessos e com a tradicional escada em formato de raquetes, a casa conta com um acervo rico, composto por diversos objetos, como o famoso chapéu panamá, livros, cartas, fotografias e mobiliário.

Na entrada da Encantada os visitantes têm acesso a um jardim com pinturas que contam a história de Dumont. No primeiro andar, há um espaço de exposição e acolhimento com quadros e maquetes com as obras do pai da aviação, como o avião 14-Bis.Já no segundo andar foram construídos dois espaços. O primeiro é chamado de ‘Embarque’, uma sala climatizada com televisão e com cadeiras de avião que simula uma cabine e proporciona aos visitantes uma experiência mais imersiva na história da aviação.

Sala 'Embarque' - Foto: Cláudio Vieira PMSJC 

A segunda sala é a oficina de Dumont, como na casa original, com livros e retratos de sua história. No terceiro e último andar é possível conhecer a réplica do quarto onde Dumont dormia e do banheiro que na época era chamado de ‘quarto de banho’.

De acordo com o prefeito, Anderson Farias, para que a obra fosse concluída, nenhuma aquisição foi feita por parte do Poder Executivo, tudo foi realizado com doações e recursos próprios.  “Foi tudo mão de obra interna, não fizemos nenhuma aquisição, muitas coisas foram doadas por empresas, usamos também materiais de reciclagem e as pinturas, por exemplo, foram feitas por servidores e professores da secretaria municipal de educação que são artistas, então nós temos muitas pessoas que participaram dessa conclusão tão importante para cidade”, disse.

O secretário da pasta, Jhonis Santos, comenta que a casa é a réplica da Encantada de Dumont, mas com um toque Joseense. “Temos aqui alguns espaços que a casa original não tem, como os ambientes para acolher os alunos e a sala que simula dentro do avião. Nós respeitamos a identidade da Encantada e trouxemos alguns elementos para que o espaço se torna-se sobretudo um local de aprendizado para as crianças”, falou, acrescentando a importância para cidade.

“São José foi construído a partir de uma cultura aeroespacial e da aviação, isso está em nosso DNA. Esse espaço reforça a cultura e o amor do joseense pela aviação e esperamos que isso possa cada vez mais fazer parte de uma marca da educação do nosso município”, concluiu.

Um dos presentes na inauguração foi o responsáveis pelo planejamento e a execução da obra de 2006 até 2012, o ex-presidente da ABCAer (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial) e o coordenador da construção na época,Cristovão Cursino."Estamos realizados, a expectativa foi superada. Eles [prefeitura] fizeram ainda mais do que pensamos naquela época e isso tudo só valorizou a obra. A casa realmente é uma obra de arte e tem tudo haver com São José e a preservação da cultura aeroespacial", comemorou.

VISITAÇÃO 

A visitação é monitorada e aberta ao público. O local funcionará gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h30 até 16h30. Os visitantes serão divididos em grupos, por ordem de chegada.

HISTÓRIA 

Os responsáveis pelo planejamento e a construção de toda parte estrutural  da casa de 2006 até 2012, foram os integrantes da ABCAer (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial). Em 2012, apesar da Encantada estar praticamente pronta, a obra precisou ser paralisada por falta de verba. Apenas em 2023, a finalização do projeto foi realizada e entregue pela Secretário de Educação e Cidadania.

Leia a história completa: Réplica da casa de Santos Dumont será inaugurada em São José depois de 17 anos