23 de dezembro de 2025
'DESESPERO'

Com onda de calor, moradores exigem posição da Sabesp sobre falta de água em São José

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Agência Brasil
Moradores de bairros das regiões sul, leste, norte e sudeste de São José ainda estão sem água

Mesmo com o calor de quase 40ºC no Vale do Paraíba, moradores de bairros das regiões sul, leste, norte e sudeste de São José ainda estão sem água. O problema, que tem sido relatado desde a última semana, tem gerado revolta na população que exige uma posição da Sabesp.

Luana Filter, de 44 anos, realizou uma cirurgia no quadril. Ela está acamada e relata que está cada vez mais difícil ficar sem água. "Até agora não consegui tomar um banho decente, estamos evitando até de dar descarga no vaso, porque temos pouca água na caixa d’água. Além de estar acamada tenho uma avó, de 95 anos, que é cadeirante e não tem como ficar sem água”, comentou, acrescentando que ainda não recebeu nenhum posicionamento da Sabesp sobre a falta de água.

“Estamos ligando para reclamar sobre a falta de água e eles estão se fazendo de loucos, dizendo que não tem conhecimento dessa informação, que ninguém abriu protocolo, sendo que temos um grupo com toda vizinhança que tem registrado todos os protocolos. É muita falta de respeito”, disse.

Maiara Morais, de 34 anos, tem um filho pequeno e comenta que precisou ir para casa da mãe para conseguir fazer pelo menos as atividades básicas do dia a dia, como tomar banho e cozinhar. “Temos roupa suja, louça para lavar, não está fácil. Meu noivo que continua em casa precisa ficar comprando galão de água para fazer o básico”, comentou.

Na casa de Cíntia Botton, de 37 anos, também tem caixa d'água porém o medo do recurso acabar é o mesmo. "É tenso. A minha caixa d'água é de mil litros então consigo me adequar em uns quadro dias, mas me preocupo se será dessa forma o verão todo. Os vizinhos que não têm caixa pedem ajuda para os que têm e estamos fazendo assim. Se fossemos avisados com antecedência sobre a falta de água dava para se preparar melhor, mas vejo que teremos que viver preparados", lamentou.

OVALE entrou em contato com a Sabesp que informou que o abastecimento segue em recuperação em trechos de São José afetados por situações que ocorreram nos últimos dias, como quedas de energia e onda de calor.

"Equipes estão percorrendo bairros, como Altos do Caeté, Jd.Helena, Pq. Residencial Flamboyant, Jd. da Granja e Jd. Morumbi e outros, vistoriando o fornecimento. A Companhia lamenta os transtornos e esclarece que está realizando manobras operacionais e direcionando caminhões-tanque para locais mais afetados e situações emergenciais. A recuperação do abastecimento está mais lenta em virtude do consumo elevado provocado pelas altas temperaturas. A Sabesp lembra que estão previstos ventos fortes no fim de semana, que podem afetar o fornecimento de energia e, com isso, o abastecimento de água. A Empresa orienta aos moradores que dispõem de água o uso consciente para melhor recuperação de todo o sistema de distribuição de água", disse a nota.

SABESP PODE SER MULTADA 

A Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) informou nesta semana que vai mapear os pontos em que houve falta de água em São José dos Campos e pode multar a Sabesp, concessionária responsável pelo abastecimento no município.

O prefeito Anderson Farias (PSD) disse que a prefeitura acionou o Procon pelo desabastecimento e que iria mover uma ação coletiva pelos danos causados à população. “Estamos cobrando mais uma vez da Sabesp que, quando for fazer qualquer tipo de manutenção, em que haja interrupção do abastecimento, comunique. Não vou mais admitir a falta de comunicação da Sabesp com a cidade”, afirmou Anderson.