Moradores de diversos bairros de São José dos Campos protestaram contra a Sabesp na manhã desta sexta-feira (17) pelos problemas no abastecimento de água na cidade.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Bairros das regiões sul, leste, norte e sudeste estão com falta de água e há casos de interrupção no abastecimento desde setembro.
O protesto ocorreu na frente do escritório da Sabesp na região central de São José. Os manifestantes cobraram a regularização do fornecimento de água.
Eles também criticaram a proposta de privatização da concessionária, defendida pelo governo estadual.
“Fizemos um protesto na frente da Sabesp e ficamos das 8h até 12h. Uma comissão foi recebida pela Sabesp. Mas eles contaram a mesma história de que vão resolver. Só que não resolvem”, disse Zélia Maria, aposentada e moradora do bairro Vila Paiva, na zona norte de São José.
Segundo ela, bairros da zona norte e de outras regiões estão ficando sem água quase todos os dias, causando transtornos à população.
“O pessoal já está pegando água no rio Paraíba. A empresa tem que se preocupar com os moradores de toda a cidade. Na zona norte, a situação de abastecimento de água está bem problemática”, afirmou.
“Começou a faltar água há três meses. O problema começou com corte de água em alguns dias. Hoje está sem água na torneira. Tenho uma caixa de água e a gente usa até acabar. Às vezes chega de madrugada e já ficamos três dias sem água”, contou a aposentada.
Zélia criticou a proposta de privatizar a companhia: “Estou indignada com a tentativa de privatizar a Sabesp. Isso é para prejudicar os pobres”.
Procurada, a Sabesp disse que o abastecimento está em recuperação em trechos de São José dos Campos afetados por situações como quedas de energia e alto consumo que ocorreram nos últimos dias.
"A companhia reforça que o abastecimento já retornou na maioria das regiões afetadas. Nos extremos das regiões norte, leste e sudeste podem haver intermitência, nessas regiões estamos disponibilizando carro tanque caso seja necessário", informou a Sabesp.
Leia mais:
Com falta de água em São José, moradora acorda 4h para estocar água em tambor: ‘Absurdo’