A falta de água em São José dos Campos obriga famílias a acordar de madrugada para estocar água em tambores, garrafas e até panelas. O líquido é usado ao longo do dia, quando começa o problema de abastecimento.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Segundo moradores, há falta constante de água em bairros das regiões sul, leste, norte e sudeste da cidade. Há localidades que estão com problemas no fornecimento há cerca de três meses.
“Está faltando água em casa desde a última sexta-feira [10]. A água chega de madrugada. Ontem tive que levantar 4h da manhã para encher garrafas e baldes de água para fazer café, dar banho nas crianças e usar para o alimento. A água nem consegue encher a caixa de água. É um absurdo essa situação”, disse a dona de casa Cassandra Teodoro, 41 anos, que mora no Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste de São José.
Segundo ela, a informação dada pela Sabesp é de que o problema será resolvido até o final do mês.
“Com esse calor ainda é pior. Aqui está a mesma coisa. A Sabesp manda dois caminhões-pipa, mas eles não chegam na minha rua. Temos que ficar correndo com balde de água atrás deles. Não pode ser assim”, reclamou a dona de casa.
Cassandra disse que, quando a água volta, por vezes vem com cor e gosto ruim. “Nossa vida está bem difícil com esse problema de falta de água”.
Procurada, a Sabesp disse que o abastecimento está em recuperação em trechos de São José dos Campos afetados por situações como quedas de energia e alto consumo que ocorreram nos últimos dias.
"A companhia reforça que o abastecimento já retornou na maioria das regiões afetadas. Nos extremos das regiões norte, leste e sudeste podem haver intermitência, nessas regiões estamos disponibilizando carro tanque caso seja necessário", informou a Sabesp.