06 de janeiro de 2025
LEILA PAES

O calor e o meu estado de espírito

Por Leila Paes | Pastora e psicóloga
| Tempo de leitura: 1 min

Uma onda de calor totalmente fora do normal e “a gente está como”? Derretendo... E lá na Islândia tem uma cidade correndo o risco de desaparecer. E a guerra só piora... Nosso mundo não está bem, talvez esteja mesmo piorando a cada dia.

É normal olhar para tudo isso e ficar, além de assustado, desanimado. As situações ruins têm o poder de nos abater. Não podemos controlar o que nos acontece, e o que acontece no mundo, mas podemos controlar como reagimos ao que está acontecendo.

Sempre temos alternativas. As Escrituras Sagradas sempre foram muito honestas conosco, nunca nos esconderam que seria difícil. Mas elas dizem: De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos (1 Carta aos Coríntios, capitulo 4, versos 8 e 9). O que a Bíblia está dizendo é que o ser humano, ao contar com a ajuda do Alto, quando passar por pressões, receberá ânimo; quando ficar apavorado diante das situações, não precisará se desesperar; embora seja perseguido, jamais será abandonado, e, sim, somos abatidos, mas não seremos destruídos. Nosso interior tem um porto e refúgio na pessoa de Jesus, que se relaciona conosco justamente para nos sustentar.

No meio de um calor desse, podemos nos lembrar que, embora a natureza esteja gemendo, nosso coração tem um lugar seguro que é o amor de Deus em Jesus. É preciso lembrar-se disso, munir-se disso, e continuar um dia de cada vez, procurando as alternativas como a compaixão, e também o autocuidado. Beba muitos líquidos, proteja-se, cuide-se e procure cuidar de quem você puder também. Vamos atravessando esses dias difíceis, unidos e vivendo as alternativas ao invés do pessimismo! Juntos!