O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), reassume o comando do Paço Municipal nesta sexta-feira (10), após nove dias na Europa. A informação foi confirmada pela assessoria da prefeitura.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Anderson esteve a maior parte do tempo na Irlanda, para acompanhar a recuperação do filho João Henrique Thomaz Ferreira, 23 anos, que segue internado em um hospital da capital Dublin.
O prefeito de São José chegou à cidade europeia no dia 2 de novembro, seis dias depois que João Henrique foi atingido por um carro dirigido por um policial em uma rodovia de Dublin. O rapaz estava a pé e foi atropelado pelo veículo. O caso é investigado pela corregedoria da polícia irlandesa.
Sheila Thomaz Ferreira, mulher de Anderson e mãe de João Henrique, foi para Dublin no dia 29 de outubro e continua acompanhando o filho.
Segundo Anderson, o estado de saúde do filho continua estável e em boa evolução. O rapaz aguarda a terceira cirurgia que irá preparar o restante da perna direita para receber a futura prótese.
A operação deveria ter ocorrido na segunda-feira (6), mas foi adiada pela equipe de traumatologia do hospital. João Henrique vai passar por avaliação de fisioterapeuta antes da cirurgia.
“Meu filho está bem lúcido, conversando e ficando sentado e em pé. São notícias muito positivas. Os médicos estão surpresos, de forma positiva, com o desenvolvimento tão rápido dele”, afirmou Anderson.
BARCELONA
Antes de voltar a São José, Anderson participou do Congresso de Cidades Inteligentes em Barcelona, na Espanha. Maior e mais influente evento para cidades e inovação urbana do mundo, o encontro foi realizado de 7 a 9 de novembro.
Anderson chegou a Barcelona na noite de terça-feira (6) para participar do evento. Em Barcelona, o prefeito de São José encontrou-se com empresários e o governante da cidade espanhola, Jaume Collboni.
“Pude apresentar nossa cidade e oportunidades de investimentos para a geração de emprego e renda em São José”, disse Anderson.
“Também pude apresentar e distribuir material da nossa cidade, com todas as informações para que a gente possa atrair novos negócios. Aproveito para agradecer a cada um de vocês pelas orações ao meu filho”, afirmou o prefeito, que é membro da FNP (Frente Nacional de Prefeito).
SUBSTITUTO
Anderson não precisou nomear um substituto para a Prefeitura de São José por ter ficado menos do que 15 dias afastado do comando da cidade.
A Lei Orgânica de São José determina que o prefeito não possa se ausentar do cargo por mais do que 15 dias. Neste caso, precisa de autorização da Câmara Municipal, sob pena de perda do cargo.
A ausência é permitida em período inferior a 15 dias no caso de missão de representação do município ou por motivo de saúde. Nestes casos, o prefeito mantém o cargo e a prefeitura funciona normalmente mesmo sem a presença física do mandatário.
Se Anderson ficasse fora por mais de 15 dias, assumiria seu cargo o presidente da Câmara de São José, o vereador Roberto do Eleven (PSDB).
No caso de impossibilidade do vereador assumir, a Lei Orgânica prevê dois secretários municipais na linha de sucessão: o de Apoio Jurídico (Guilherme Luis Malvezzi Belini) e o de Governança (Márlian Machado Guimarães), que podem praticar exclusivamente atos de gestão administrativa.
Leia mais:
Médica adiou cirurgia no filho de Anderson para evitar cortar perna além do necessário
Namorada do joseense João Henrique, Julia lança vaquinha online para financiar prótese