06 de janeiro de 2025
LEILA PAES

E aí vem o verão!

Por Leila Paes | Pastora e psicóloga
| Tempo de leitura: 2 min

O tempo está passando rápido demais. Não parece que, anos atrás, o Natal demorava muito mais para chegar? Agora “piscamos os olhos” e o final de ano já é anunciado nas fachadas dos shoppings, com luzes e estrelas. E aí vem o verão! Menos frio, mais chuva, e as pessoas pensando em seu final de ano. Com tantas coisas acontecendo, que tal focar nas oportunidades?

Todo dia temos uma escolha. O dia pode passar em meio às muitas constatações de luta e dificuldade, também sobre tudo o que aconteceu e não foi bom. O coração pesa, é natural, por conta das muitas perdas, injustiças, pelas situações que passaram e marcaram a nossa vida. Por outro lado, nosso dia também pode se apresentar como uma oportunidade. A pergunta para isso seria: “o que posso fazer para ser e ficar melhor?”.  As respostas podem ir de respirar mais fundo e se espreguiçar, ou até ajudar alguém em um ato de grande generosidade.

Nós já notamos que quanto mais focamos em nós, menos felizes ficamos? Sempre assistimos reportagens sobre pessoas que ajudaram de forma expressiva alguém, achamos incrível como as pessoas fazem essas coisas. No entanto, temos certa resistência em olhar verdadeira e profundamente para o outro, mais do que para nós mesmos. Só que fazer isso nos torna mais felizes e nos aquece, como o verão.

As Escrituras Sagradas já registram, desde muito antigamente: E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos (Gálatas 6:9). A ideia é não se cansar de fazer o melhor que podemos fazer, por nós mesmos, fazendo o bem. Há uma lei de semeadura e colheita e ela funciona em todo o mundo natural, e no que diz respeito a nós mesmos, também. Portanto, desanimar não é a melhor coisa a se fazer.

Lá vem o verão. Lá vem outro dia, mais uma estação. Hoje vamos decidir viver de um jeito que melhore a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.