19 de julho de 2025
Logo Header
MULTA

Dono de pastor belga é multado em R$ 400 por andar com cachorro sem coleira e focinheira

Por Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Capa da Notícia
Imagens mostram momento em que ele é visto descumprindo a lei

O tutor do pastor belga ‘Nit’ foi multado pela Prefeitura de São José dos Campos em R$400 por andar com o cachorro sem focinheira e coleira, conforme previsto na lei municipal 6.897, de 7 de outubro de 2005. De acordo com testemunhas, além de não respeitar as regras para condução responsável do animal, o homem sai pelas ruas com um facão na cintura, um taser na mão e ameaça pessoas usando o cão como arma.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Por meio de nota a prefeitura informou também que a Polícia Civil já instaurou um inquérito policial sobre o caso e que tem acesso às imagens do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) para ajudarem nas investigações.

Na manhã de segunda-feira (6), OVALE publicou com exclusividade dois vídeos que mostram as atitudes do homem com o pastor belga. Em uma das gravações é possível ver o tutor com sangue em um dos braços, ameaçando jogar uma cadeira no animal. Em outro vídeo, o tutor afirma em áudios enviados pelo WhatsApp que irá matar Nit, após dar 20 segundos de choque no animal “Vou matá-lo, deixar passar fome para ver se aprende”, disse.

ATAQUE

No último sábado (4), testemunhas relataram que homem chegou a usar o cão como arma para atacar uma mulher. Denise Martins foi mordida na barriga e teve traumatismo craniano. Ela estava internada no Hospital Municipal, mas recebeu alta e está sendo tratada em casa.

De acordo com o marido de Denise, Manoel de Oliveira, a mulher já vinha sendo ameaçada pelo homem há meses. “Ele disse que iria usar o cachorro para atacar ela e matar os nossos animais”, relatou Manoel.

INVESTIGAÇÕES

Segundo a ONG Adota Pet, que acompanha o caso, o animal recebe choques regulares do tutor, o que o deixa agressivo. Em entrevista exclusiva a OVALE, a delegada do 7º Distrito Policial de São José dos Campos, Maura Braga, relatou que o dono do pastor belga foi identificado pela Polícia Civil e está sendo investigado por maus-tratos.

A Polícia Ambiental esteve na manhã desta terça-feira (7) na casa do tutor do pastor belga ‘Nit’, em São José dos Campos, para tentar resgatar o animal que é vítima de maus-tratos.

De acordo com a ONG Adota Pet, o homem afirmou que não irá entregá-lo em hipótese alguma e que o cachorro é muito bem tratado. A responsável pela ONG, Marcelli Moura, reforçou que os agentes só conseguirão retirar o animal do tutor com uma ordem judicial.