06 de janeiro de 2025
JOSÉ SAUD

Planejamento é a chave para o futuro de Taubaté

Por José Saud | Prefeito de Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min

No início de novembro, vamos realizar o 1o. E-Plan, Encontro de Planejamento de Taubaté, com objetivo de debater os desafios da cidade do futuro.

É um marco importante.

Entre os dias 6 e 8 de novembro, secretários e técnicos da Prefeitura de Taubaté, professores e especialistas de diversas áreas, estudantes e comunidade vão se reunir com o objetivo de debater o futuro da cidade e propor ações focadas no desenvolvimento sustentável, sem nunca perder de vista nossa história, nossa cultura e nossas tradições.  Sob a temática "Taubaté 400", o evento é uma realização da Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, com apoio das secretarias municipais de Educação e DE Desenvolvimento, Inovação e Turismo, por intermédio do HITT, o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté. 

O foco é simples: que cidade queremos em 2045, quando Taubaté completa 400 anos e como chegar lá de forma sustentável e com qualidade de vida?

Três eixos centrais vão balizar o debate: cidades inteligentes e humanas, planejamento integrado e mudanças climáticas.

Estão previstas palestras, rodas de conversa, premiação do concurso cultural "Taubaté do Futuro: Minha Cidade Ideal", com alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Educação, um hackathon (maratona de programação) e o "Fórum da Cidade", a ser realizado em 8 de novembro, Dia Mundial do Urbanismo, que deve pautar as temáticas do novo Plano Diretor do Município. O PDM é importante. Ele é uma espécie de pacto social que vai definir os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da nossa população.

Por que tudo isso? Porque planejar é fundamental.

Quando assumimos a Prefeitura em 2021, não havia projetos ou diretrizes para balizar as ações de crescimento da cidade. Em pouco menos de três anos de gestão, mudamos radicalmente esse cenário. Um exemplo é o projeto do Anel Viário, desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Mobilidade Urbana, Planejamento e Obras com o objetivo de criar uma interligação ao redor do centro e servir de vetor para o crescimento da cidade. Outro bom exemplo são os projetos dos novos piscinões, que vão resolver, em breve, os problemas das enchentes, que há muito assolam a população. E não podemos esquecer o "Banco de Projetos", criado para dar transparência às ações e iniciativas do governo.

Todas essas ações preparam Taubaté para o futuro.

Que futuro será esse? Isso nós vamos construir juntos. Faça parte dessa jornada, participe do 1o. E-Plan, das audiências públicas promovidas pela Prefeitura, dos fóruns e conselhos municipais. A Taubaté do futuro, a "Taubaté 400 anos", deve ter, obrigatoriamente, a marca da nossa gente. E ela nasce hoje, fruto dos nossos sonhos, trabalho e convicções. Por isso, mãos à obra.