24 de dezembro de 2025
DRAMA

'Fox piorou, é uma montanha-russa', diz família; cão segue internado em estado grave

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
O pequeno Fox antes e depois do ataque

'O Fox piorou, mas ele fica e uma montanha-russa".
Foi com estas palavras que a Sofia Albuquerque, 24 anos, uma das tutoras do pequeno e aguerrido Fox, contou à reportagem de OVALE na noite deste domingo (22) como está o cãozinho da raça spitz alemão, internado em estado grave em um hospital veterinário em Moema, na zona sul da capital paulista. A brava luta de Fox pela vida tem comovido o país.

No domingo, a família, que é de São José dos Campos, informou que os exames de Fox estão “ruins”, mas que “abrir mão" não está em cogitação. O cãozinho, de 7 anos, que conquistou o coração da cidade, já precisou chegou a sofrer paradas cardíacas ao longo do tratamento, além de passar por três cirurgias.

O pet teve o focinho arrancado durante um ataque no dia 9 de outubro, que está sendo investigado pela Polícia Civil. “Os exames estão ruins, mas no momento abrir mão do Fox está fora de cogitação, como optar por uma eutanásia. Enquanto o Fox quiser lutar, vamos lutar junto com ele. Não vamos desistir dele. E ele claramente não quer desistir”, afirmou Sofia, 'irmã' de Fox.

O animalzinho completa duas semanas internado em hospitais veterinários e a situação clínica dele é bastante grave, com um quadro de anemia grave que dificulta o tratamento. Ele já quase perdeu a vida em pelo menos três oportunidades desde o ataque.

Neste domingo, embora o quadro de saúde continue muito grave, a situação do cãozinho segue estável. Durante a madrugada, contou Sofia, os veterinários precisaram passar uma nova sonda pela traqueostomia para ajudar na respiração do animal, que estava insuficiente.

Leia mais: Como ajudar o Fox? Família aceita doações via PIX para custear tratamento https://sampi.net.br/ovale/noticias/2794887/vale-do-paraiba/2023/10/como-ajudar-o-fox-familia-aceita-doacoes-via-pix-para-custear-tratamento

O CASO.

O drama de Fox teve início na noite de 9 de outubro.Instigado pelo tutor, vizinho da família, um cão da raça bull terrier mordeu e arrancou o focinho de Fox, no bairro Jardim América, na zona sul de São José. De acordo com a família de Fox, o ataque foi proposital, com o tutor usando seu cachorro como 'arma' por estar irritado com os latidos do spitz alemão.

"O homem e o amigo dele trouxeram o bull terrier para o meu portão, que é vazado. Pelo vão da grade, o cachorro dele atacou o meu. A gente ouviu um chorinho e pensou que algum cachorro da rua tivesse sido atropelado. Quando a gente viu, era o Fox, que já estava sem focinho e jorrando sangue", contou Sofia. Após a denúncia, o vizinho fez ameaças à família. De acordo com a família, a polícia já obteve imagens que mostram o momento do ataque.

Leia mais: Tutor do bull terrier que atacou Fox pode pegar até 5 anos de prisão por crueldade http:// https://sampi.net.br/ovale/noticias/2795110/policia/2023/10/tutor-do-bull- terrier-que-atacou-fox-pode-pegar-ate-5-anos-de-prisao-por-crueldade

Leia mais: Após ataque de bull terrier, Fox luta pela vida em São José https://sampi.net.br/ovale/noticias/2793946/cidades/2023/10/apos-ataque-de- bull-terrier-fox-luta-pela-vida-em-sao-jose-familia-faz-vaquinha-