24 de dezembro de 2025
DEVOÇÃO

Santuário dos Milagres: devotos relatam curas milagrosas e graças por N.Sra. Aparecida

Por Xandu Alves | Aparecida
| Tempo de leitura: 3 min
Caíque Toledo / OVALE
Devotos na Sala das Velas, no Santuário Nacional de Aparecida

O imenso Santuário Nacional de Aparecida, a segunda maior basílica do mundo, é repleto de depoimentos de romeiros que alcançaram graças, tiveram pedidos atendidos e se curaram de maneira milagrosa por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

A cada nova festa em homenagem à Padroeira do Brasil esses depoimentos se multiplicam vindos de pessoas de todas as regiões do país.

Não à toa, um dos espaços da Basílica mais procurados pelos devotos é a Sala das Promessas ou a Sala dos Milagres, que recebe mais de 19 mil objetos por mês deixados por romeiros. No mês de outubro, período da festa de Aparecida, esse número salta para 30 mil. A sala ainda expõe mais de 70 mil fotografias.

As histórias dos romeiros são todas de sacrifícios para conseguir cumprir promessas e fazer seus pedidos no Santuário Nacional, aos pés da imagem original de Nossa Senhora Aparecida, a mesma que foi retirada das águas do rio Paraíba, em 1717.

DOENÇA

Ao lado de 78 pessoas de São Paulo, a dona de casa Lucimara Silva, 50 anos, esteve em Aparecida nesta quinta-feira (12), dia da festa de Nossa Senhora, para renovar seus agradecimentos.

Ela veio pelo terceiro ano em uma romaria organizada pela filha de uma amiga, que passou por um grave problema de saúde e começou a peregrinar anualmente a Aparecida. A romaria que começou com cinco amigos hoje passa de 70.

“Virou uma tradição para agradecer. Quando a gente vê muita gente reunida aqui, a gente fica muito feliz, com um sentimento de gratidão, sabendo que tem gente do Brasil inteiro aqui é uma força diferente. É uma sensação diferente quando você pisa aqui no Santuário. Quando a gente chega aqui é um sentimento mesmo de alegria”, disse Lucimara.

CRUZ

O representante comercial Wanderson Pereira, 57 anos, completou sete anos de peregrinação trazendo uma cruz de Taubaté até o Santuário Nacional de Aparecida.

“Sempre para agradecer que Nossa Senhora dê muita saúde para minha família, meus filhos, meu neto. Inclusive meu irmão já fez duas cirurgias de câncer no intestino, e está curado, graças a Deus e graças a Nossa Senhora também. Venho por gratidão”, disse.

“Você vê tantos romeiros vindo pela estrada para agradecer a Nossa Senhora que a gente vai os acompanhando e nem olha para o cansaço. Nem dor a gente tem, graças a Deus.”

ACIDENTE

Mirtes Eronita da Silva, 78 anos, moradora de Torres, no Rio Grande do Sul, disse que foi curada após um acidente grave por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

“A minha coluna foi quebrada em um acidente de ônibus. Era para virar uma cadeirante. Até o médico que me tratou disse que era um milagre muito grande que eu recebi do pai e da mãe lá de cima”, disse Mirtes, em Aparecida.

Devota da Padroeira do Brasil, ela veio ao Santuário Nacional nesta quinta-feira (12) para agradecer pela recuperação do acidente e de outros problemas de saúde que ela e familiares tiveram.

“Eu tenho que agradecer muito enquanto eu viver nessa terra. Tenho muito a agradecer a Deus, a Jesus e a Nossa Senhora por esse milagre tão grande que eu recebi. Eu estou andando e meu agradecimento é entrar de joelho na igreja todos os anos”, contou.

MENSAGEM

Para o padre Camilo Junior, da equipe do Santuário Nacional, a mensagem da festa fala diretamente ao coração dos devotos.

“Vivendo o ano vocacional da Igreja no Brasil, é Maria que nos ensina que Deus chama todos nós e nos confia uma missão e, ao mesmo tempo, nos fortalece com a graça do seu amor”, afirmou.

“Que possamos então, na devoção a Nossa Senhora, no amor a Cristo, viver no mundo um amor que realmente faça diferença.”

“Os devotos vêm aqui buscando não o interesse pessoal, mas louvar Nossa Senhora e compreender que hoje é dia de voltar a olhar para ela. Hoje é dia de pedir a benção dela. Hoje é dia de bater palmas para Nossa Senhora, é ela que vai receber toda a nossa atenção”, disse o sacerdote.