15 de dezembro de 2025
TURISMO

Estado lança rota do queijo artesanal em Campos do Jordão para alavancar turismo no Vale

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação
Secretário estadual do Turismo e Viagens, Roberto de Lucena

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo leva o programa Gabinete 3D Turismo e Sabor de SP para Campos do Jordão nesta sexta-feira (6), com o lançamento do guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista.

A ação faz parte das medidas do governo estadual para alavancar o turismo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Mantiqueira Paulista.

Segundo a secretaria, o guia da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista servirá como ferramenta para incentivo ao turismo rural e à visitação de propriedades produtoras de queijo que são bastante tradicionais no estado.

Além da degustação em seus empórios, muitos deles oferecem visita à propriedade, manejo de animais e até piqueniques e cafés coloniais.

ROTA DO QUEIJO

A criação do guia da Rota do Queijo é uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Associação Paulista do Queijo Artesanal.

Além disso, o secretário estadual do Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, anunciou a criação, ainda neste ano, de um distrito turístico para a região de Campos do Jordão. Com isso, o governo projeta a criação de 6.000 novos postos de trabalho diretos e indiretos até 2026.

“Aqui você encontra uma culinária regional típica e de qualidade, que se mistura aos saberes populares e ao regionalismo, valorizando a história, gerando desenvolvimento e oportunidades aos destinos turísticos”, disse Lucena, destacando os investimentos que a gestão tem feito no turismo local.

“O Governo já repassou, em 2023, cerca de R$ 36 milhões para a região. Nos oito primeiros meses do ano, só a cidade de Campos do Jordão recebeu do Estado cerca de R$ 3,2 milhões”, completou.

Para o secretário, o novo distrito será formado pela integração de territórios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal e deve impulsionar a organização de uma região privilegiada pelos cenários de montanhas e produtos artesanais premiados, como vinhos, queijos e azeites, além de restaurantes típicos.

GABINETE 3D TURISMO

O programa Gabinete 3D Turismo e Sabor de SP levará ainda palestras sobre investimentos em infraestrutura turística e soluções de crédito turístico, além de reunir empresários do setor para capacitações e workshops e realização de press trips com jornalistas para divulgar os atrativos da região.

Com esse projeto, o compromisso do governo estadual é atender às demandas dos municípios e manter o diálogo permanente com a população e gestores locais. Essa é a segunda edição do Gabinete 3D Turismo. O primeiro foi em Araçatuba, na última semana de setembro.

Nos eventos do Gabinete 3D, os secretários de Estado atuam presencialmente nas cidades-polo de cada região para apresentar novas propostas e receber demandas locais. Assim, Estado e municípios trabalham em parceria na elaboração de soluções para problemas e em inovações que impulsionam as potencialidades locais.

O Gabinete 3D também terá apresentações sobre o posicionamento estratégico do turismo em São Paulo. De acordo com levantamento recente do Governo do Estado apresentado na Assembleia Legislativa, o setor já representa quase 10% do PIB paulista, ativando 52 setores econômicos e gerando 2,3 milhões de empregos no estado.

SABOR DE SP

Em Campos do Jordão, o programa Sabor de SP leva jornalistas, influenciadores digitais e agentes de turismo para explorar municípios de potencial turístico e gastronômico das regiões turísticas Vale do Paraíba e Mantiqueira, que integram as Rotas Gastronômicas do Estado.

Desde o último dia 1º, os convidados visitaram pontos de interesse como fazendas, estâncias, fábrica de doce, cervejarias e restaurantes. Nesta sexta (6), o grupo se concentra no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, onde produtores locais vão receber capacitação profissional e informações sobre empreendedorismo na gastronomia, normas de inspeção, linhas de crédito para inovação e o panorama do turismo rural.

O dia de aprendizado termina com uma aula-show do chef padrinho da rota Ivan Achcar, pesquisador em cozinha brasileira e caipira, especialista em gestão de negócios gastronômicos brasileiro, com mais de 30 anos de experiência na área, além de dono de um restaurante na região. Ele vai ensinar o preparo de uma receita com produtos típicos da rota visitada pelos participantes na região de Mantiqueira.

Palestrantes, produtores e convidados também vão trocar ideias e experiências para incentivar a melhoria de produtos e serviços na região. No sábado (7), o grupo vai participar do festival gastronômico aberto ao público, no Centro Universitário – Senac Campos do Jordão, com pratos e bebidas da região.

“O Sabor de SP divulga a diversidade gastronômica do estado realçando a autenticidade, a cultura e a história da gastronomia paulista. Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das rotas gastronômicas reconhecidas pelo Governo do Estado e que aquecem a economia de 28 regiões turísticas”, afirmou Lucena.

SERVIÇO

Gabinete 3D Turismo em Campos do Jordão

Local: Espaço Cultural Dr Alem - Av. Dr. Januário Miraglia, 1582 - Abernéssia, Campos do Jordão

Horário: 9h às 12h

Programação:

9h – Café da manhã e recepção aos convidados

9h às 10h30 – Apresentações dos programas e ações

11h às 12h – Atendimento a prefeitos e gestores locais


Sabor de São Paulo – Campos do Jordão

Data: 6 de outubro

Local: Centro Universitário Senac - Campos do Jordão– Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Vila Capivari

Horário: das 9h às 16h

Atividades: workshops, palestras e aula-show voltados a produtores rurais, artesanais e estabelecimentos de alimentação


Festival Gastronômico Sabor de SP (aberto ao público)

Data:  7 de outubro

Local: Centro Universitário Senac - Campos do Jordão– Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Vila Capivari

Horário: das 11h às 17h