24 de dezembro de 2025
CINEMA

Som da Liberdade, um filme de sucesso de bilheteria e polêmicas

Por Marcos Eduardo Carvalho | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min

O filme ‘Som da Liberdade’ já estreou nos cinemas brasileiros e vem tendo uma boa aceitação do público, em termos de audiência. Mas, o que ele tem de sucesso, ele também tem de polêmico e até mesmo já recebeu críticas pesadas de especialistas, que consideram a história ruim e ainda contestam a fotografia e até mesmo a veracidade de todos os fatos.

Basicamente, o filme retrata relatos de Tim Ballard, um ex-agente especial de Segurança Nacional nos Estados Unidos responsável pelo grupo “Operation Underground Railroad”, que resgatava crianças de uma rede de exploração sexual.

O filme, que está em cartaz desde o dia 21 de setembro, tem DIREÇÃO DE Alejandro Monteverde e nomes como Jim Caviezel, Mira Sorvino e Bill Camp. No total, são 131 minutos, ou duas horas e 10min, de filme, que tem cenas pesadas, fortes, mas como dito, já sofreu muitas críticas de especialistas.

SUCESSO E POLÊMICAS.

Primeiramente, vale lembrar que ‘Som da Liberdade’ está em primeiro lugar nas bilheterias, com mais de 1 milhão de ingressos vendidos nos últimos dias. No entanto, é aí também que mora a polêmica.

Isso porque muitos ingressos estão sendo distribuídos gratuitamente, especialmente através de alguns sites cristãos, tanto católicos quanto evangélicos. E uma grande parcela desse público tem ido ao cinema acompanhar a história.

Entre os motivos é que o personagem principal, Tim Ballard, interpretado por Jim Caviezel, diz que ‘os filhos de Deus não estão à venda’. Rapidamente, o longa-metragem ganhou a atenção dos grupos mais conservadores, assim como já aconteceu nos Estados Unidos, para assistir.

Aliás, mais que isso, até mesmo a família Bolsonaro já se manifestou a favor do filme. É o caso do senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros nomes ligados a ele, como os ex-ministros Damares Alves e Mário Frias também elogiaram e prestigiaram a produção.

Aliás, nos Estados Unidos, existe a ideia conspiradora de que membros do Partido Democrata, que tem uma visão mais à esquerda, estaria por trás do tráfico de crianças no país e na América Latina. No entanto, isso nunca foi comprovado.

Mas, o fato é que muito evangélicos estão indo ao cinema para acompanhar. Contudo, nos últimos dias, vem surgindo a história de que Tim Ballard, na vida real, teria sido acusado de má conduta sexual, pois, segundo reportagem da revista Vice, teria importunado sete mulheres durante trabalhos.